OSUFPB apresenta concerto na Sala José Siqueira do Espaço Cultural

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) faz seu nono concerto da temporada 2017 na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego. O concerto será nesta sexta-feira (7), às 20h30, e é mais um fruto da parceria cultural entre a OSUFPB e a FUNESC. A entrada é gratuita.

Apresentando, nesta temporada de 2017, seus concertos em séries temáticas, a OSUFPB contempla desta vez a série Mestre Ariano, que homenageia o célebre escritor paraibano Ariano Suassuna, no ano em que completaria 90 anos de vida. Nesta série são apresentadas obras predominantemente brasileiras que, de algum modo, manifestam os ideais de criação e consolidação da identidade musical nacional.

No repertório estão presentes obras do italiano Ottorino Respighi, do norueguês Edvard Grieg e dos brasileiros Radamés Gnattali e Clóvis Pereira. Todos esses compositores foram importantes para a sedimentação da identidade cultural de seus países, daí estarem contemplados pela série que homenageia o escritor Ariano, cuja obra notabilizou-se por exaltar os códigos culturais de nossa região.

Este concerto será regido pelo maestro Geraldo Rocha, professor de regência e coordenador da Orquestra Jovem do Departamento de Música da UFPB. O violonista Cledinaldo Junior terá participação como solista no Concerto Nº 4 “A Brasileira”, de Radamés Gnattali.

O público poderá contar ainda com a participação do arquiteto e artista plástico Jonas Lourenço, que produzirá uma pintura no momento em que acontecerá o concerto, algo inovador nos concertos realizados no Estado.

A OSUFPB

A OSUFPB pertence ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB e é ligada aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta com vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

Mais informações pelo telefone: (83) 3216- 7866.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria