UFPB e Câmara de João Pessoa tratam de parcerias e utilização do VLibras

Em audiência ocorrida em 6 de julho, a reitora da UFPB Margareth Diniz recebeu o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) Marcos Vinícius Nóbrega e o 3º secretário da Mesa Diretora Eduardo Carneiro. A visita aconteceu após a liberação do sinal digital da TV Câmara de João Pessoa pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), tema que pautou os assuntos tratados.

Ficou definido que UFPB e CMJP formalizarão cooperação técnica para a adaptação do software VLibras ao uso pela emissora legislativa. A ferramenta, que permite a tradução automática do português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), foi criada no Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid), integrado ao Departamento de Informática (DI/UFPB). Os desenvolvedores Tiago Maritan e Raoni Kulesza, respectivamente coordenador e vice-coordenador do Lavid, detalharam como o VLibras traduz conteúdos digitais de texto, áudio e vídeo, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas web acessíveis para pessoas surdas. A tecnologia é utilizada pelo governo federal.

Além disso, as instituições estudam parceria entre a TV Câmara JP e a TV UFPB para a produção de conteúdo para suas grades. Na reunião, o pró-reitor de extensão Orlando Villar entregou ao vereador Marcos Vinícius uma coletânia contendo 650 resumos das ações extensionistas em andamento na universidade. As ações resultam dos projetos que interligam as práticas acadêmicas às demandas de comunidades, distribuídas por cerca de 100 municípios da Paraíba. Somente em João Pessoa, existem 412 ações. O presidente da CMJP recebeu com entusiasmo a coletânia. “É um documento valioso para pautar nossa programação e atingir mais amplamente os cidadãos”, destacou.

A reitora da UFPB elogiou a iniciativa dos vereadores de buscar a interação com a universidade e de ampliar o diálogo com os cidadãos, promovendo a inclusão de pessoas surdas. Margareth Diniz avaliou que a cooperação entre as duas instituições será bastante exitosa e frutífera.

Participaram também da audiência, pela UFPB, o chefe de gabinete Raimundo Barroso Jr, o prefeito universitário João Marcelo, o superintendente de comunicação Bob Vagner, a assessora de comunicação Rita Ferreira; e, pela CMJP, o coordenador de mídias digitais Xhico Raimerson.

ACS | Rita Ferreira