UFPB oferece vagas para auxílio Residência Universitária

As inscrições para o processo de seleção das 278 vagas do auxílio Residência Universitária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ocorrem no período de 18 a 22 deste mês. A Pró-Reitoria de Promoção e Assistência ao Estudante (PRAPE) por meio da Coordenação de Assistência e Promoção Estudantis (COAPE) divulgou o Edital nº 10 para o auxílio dos Campi de João Pessoa, período letivo 2017.1 e de Areia e Bananeiras para o período 2016.2.

O benefício exclusivo é para os estudantes de graduação presencial, regularmente matriculados e de baixa renda e cursando disciplinas no período letivo em vigência, com renda familiar per capita bruta igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo, que visa oferecer condições para a sua permanência na educação superior.

Os estudantes contemplados para a Residência Universitária do Campus I receberão cumulativamente Auxílio Alimentação no final de semana e feriados nacionais. O auxílio será depositado em conta corrente informada pelo estudante no ato da inscrição, no seu perfil do SIGAA, no valor de R$ 240,00. Eles terão acesso ao Restaurante Universitário para almoço e jantar.

No caso dos estudantes encaminhados para a Residência Universitária Feminina Elizabeth Teixeira (RUFET), os alunos contemplados receberão Auxílio-Transporte, cujo valor será calculado com base nos dias oficiais de aula e no valor de duas passagens municipais por dia de aula (ida e volta).

Conforme o Edital nº10 serão ofertadas 278 vagas assim distribuídas: Residência Universitária do Campus I de João Pessoa - 36 masculinas e 16 femininas; Residência Universitária Feminina Elisabeth Teixeira 10 vagas; Residência Universitária do Campus II em Areia - 106 masculinas e 56 femininas; e finalmente a Residência Universitária do Campus III em Bananeiras -  com 34 masculinas e 20 femininas.

Entre as exigências para concorrer ao auxílio Residência Universitária estão: estar regularmente matriculado e cursando disciplinas nos cursos de graduação presencial no período letivo em vigência; comprovar vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar per capita bruta igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo; estar matriculado, em no mínimo, 50% dos créditos exigidos pelo curso no semestre letivo em vigência; estar cursando a primeira graduação; e não estar matriculado na pós-graduação.

Os candidatos passarão por duas etapas de seleção, sendo a primeira de homologações das inscrições e a segunda de análise da documentação. O processo de avaliação socioeconômica e de seleção é de responsabilidade da equipe de assistentes sociais da COAPE/PRAPE dos Campi I (João Pessoa), II (Areia) e III (Bananeiras).

As inscrições serão realizadas exclusivamente através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), de 18 a 22 deste mês. É vedada a inscrição fora de prazo, bem como inscrições que não sejam feitas no SIGAA.

Todas as informações e detalhes do processo podem ser conferidos no Edital nº 10 da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção Estudantil (PRAPE) no endereço eletrônico www.ufpb.br/prape ou pelo telefone (83) 3216-7686.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo