Reitores da UFPB e Unifuturo discutem Educação e Inclusão

A reitora Margareth Diniz recebeu a visita do reitor da Faculdade de Ensino Superior do Nordeste (Unifuturo) Ricardo Monteiro, acompanhado da professora do departamento de ciências jurídicas da instituição Paula Guedes, na manhã de 18 de julho.

Monteiro veio formalizar convite para a participação da gestora da UFPB como palestrante no III Congresso Mundial sobre Educação Global, Inteligências Humanas e Construção da Cidadania (Intereducation). O evento será realizado pela Unifuturo em setembro, com o apoio da UFPB, entre outras instituições.

O tema do III Intereducation, “Da educação segregada à educação inclusiva”, será abordado por palestrantes de renome sob a perspectiva da Educação Global - novo conceito pedagógico que sustenta a importância de educar os cidadãos sobre a justiça social e o desenvolvimento sustentável, de modo a ajudá-los a reconhecerem seu papel e responsabilidades como membros ativos de uma comunidade global.

Inclusão

Na reunião, os reitores conversaram sobre os paradigmas da inclusão das pessoas com deficiência na Educação e sobre os projetos em andamento nas duas instituições.

Ricardo Monteiro relatou que a Unifuturo tem atuado na formação de docentes para trabalhar com alunos com deficiências. “O que vemos é que as instituições que operam em todos os níveis de ensino não estão preparadas. É preciso tornar esse debate público para avançarmos”, avaliou.

Margareth Diniz elogiou a iniciativa da instituição parceira e concordou: “essa é, sem dúvida, uma discussão muito importante, já que o que temos visto é uma inclusão pro forma, apenas para atender a requisitos legais”. A seguir, destacou que a UFPB vem se empenhando para que haja um atendimento efetivo aos estudantes amparados pela Lei nº 13.409, de 29 de novembro de 2016, que determina reserva de vagas para pessoas com deficiência nas instituições federais de ensino.

A reitora, então, apresentou as professoras do Departamento de Psicopedagogia da UFPB Mônica Palitot, Thereza Jácome e Isabella Virgínio, que coordenam projeto com foco na inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O trabalho é desenvolvido no TEAprendizagem, grupo de estudo vinculado ao Núcleo de Estudos em Saúde Mental, Educação e Psicometria (Nesmep) do Centro de Educação da UFPB.

Mônica Palitot contou que o grupo está firmando parcerias para a efetivação do atendimento aos alunos com TEA na universidade. A professora tratou, ainda, da cooperação entre UFPB e Unifuturo para o lançamento de uma revista para a divulgação dos estudos sobre Educação e Inclusão.

Intereducation 2017

O III Congresso Mundial sobre Educação Global, Inteligências Humanas e Construção da Cidadania será realizado em 30 de setembro, no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções em João Pessoa, com o tema “Da educação segregada à educação inclusiva”.

O evento é voltado a professores e gestores da Educação e trará conferencistas como o psiquiatra, pesquisador e escritor Augusto Cury, além Mestre José Pacheco (Portugal), Anthony Portigliatti (EUA), Carlos Guimarães (Brasil), Rangel Júnior (Brasil), o reitor da Unifuturo Ricardo Monteiro e a reitora da UFPB Margareth Diniz.

O Intereducation 2017 recebe, até 20 de agosto, inscrições de trabalhos científicos, nas modalidades pôster e comunicação oral, para 16 Grupos Temáticos, conforme Normas Gerais publicadas aqui.

Para mais informações, visite o site do evento.

ACS | Lis Lemos e Rita Ferreira