COAP/PRAPE publica edital de seleção para concessão do benefício Auxílio Creche na UFPB

Através do Edital nº 12/2017, a Coordenação de Assistência e Promoção Estudantil da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante da Universidade Federal da Paraíba (COAPE/PRAPE/UFPB) torna público o processo de seleção para a concessão do benefício Auxílio Creche, referente ao período 2017.2.

INSCRIÇÕES / PROCEDIMENTOS

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no período de 8 a 11 de agosto de 2017.

Para efetivar a inscrição, o estudante deve acessar o SIGAA, com seu login e senha, e seguir os seguintes procedimentos:

PASSO 1: Aderir ao Cadastro Único a) Essa operação permite ao estudante aderir ao cadastro único para concorrer a bolsas de assistência estudantil. O cadastro único de bolsas permite que a Universidade tenha conhecimento e controle dos estudantes que desejam uma vaga como bolsista. b) Para se cadastrar, acesse o SIGAA > Bolsas > Aderir ao Cadastro Único e, então, preencha o questionário socioeconômico.

PASSO 2: Cadastrar Dados Bancários a) Essa operação permite ao estudante informar seus dados bancários para possibilitar o pagamento da bolsa, caso seja contemplado. b) A conta bancária deverá ser corrente, estar ativa e o estudante deverá ser o titular. É de responsabilidade do estudante informar corretamente seus dados bancários, cabendo-lhe o ônus de eventuais problemas decorrentes da falta de informação bancária no momento do pagamento da bolsa. c) Caso o estudante apresente dados bancários incorretos, conta inativa ou encerrada, conta poupança, conta salário que não comporte o valor do recurso a ser depositado ou contas de terceiros, não receberá o Auxílio até que compareça ao setor responsável pelo cadastro para regularizar sua situação. Nesses casos, não se aplica o direito de receber valores retroativos. d) Para cadastrar os dados bancários, acesse o SIGAA > Meus Dados Pessoais > Dados Bancários. e) A opção de Meus Dados Pessoais encontra-se ao lado direito da tela, ao lado da foto do perfil do estudante. f) A opção para informar os Dados Bancários encontra-se no final do questionário dos dados pessoais do estudante.

PASSO 3: Informar Situação Socioeconômica a) Essa operação permite ao estudante informar a renda familiar para registro no sistema. b) Para informar a renda familiar, acesse o SIGAA > Meus Dados Pessoais > Situação Socioeconômica. c) A opção de Meus Dados Pessoais encontra-se ao lado direito da tela, ao lado da foto do perfil do estudante. d) A opção para informar a Situação Socioeconômica encontra-se no final do questionário dos dados pessoais do estudante. e) Deverá ser informada a renda bruta total dos membros que compõem o núcleo familiar.

PASSO 4: Solicitar o Auxílio Creche a) Essa operação permite ao estudante inscrever-se no auxílio. b) Para se cadastrar, acesse o SIGAA > Bolsas > Solicitação de Bolsas > Solicitação de Bolsa Auxílio. Ano-Período 2017.2.

PASSO 5: Anexar os Documentos Digitalizados a) Quando for solicitado, o estudante deverá anexar os arquivos que comprovam sua situação socioeconômica. b) Não há restrição de tamanho para cada arquivo. Alguns são obrigatórios. Caso o estudante tente continuar sem anexá-los, será alertado pelo sistema. c) Para os arquivos de comprovação de renda familiar e das declarações do imposto de renda da família, há duas possibilidades de arquivo, uma vez que O SISTEMA ACEITA A ANEXAÇÃO DE UM ÚNICO ARQUIVO PARA ESTA CATEGORIA DE DOCUMENTO:

c.1) Criar uma pasta compactada com um programa como o WinRar, Winzip ou 7-Zip (o arquivo terá a extensão.rar); ou

c.2) Digitalizar todos os documentos de renda da família em um único arquivo (em .pdf,. jpg, .png etc).

d) Para finalizar o processo de inclusão dos documentos no SIGAA, faz-se necessário ir ao link Alterar, para concluir a inclusão dos documentos.

Ao todo, estão sendo oferecidas 23 vagas, assim distribuídas:

Campus I – João Pessoa .................... 10 vagas

Campus II – Areia............................. 05 vagas

Campus III – Bananeiras ................... 04 vagas

Campus IV – Litoral Norte.................. 04 vagas

De acordo com o Pró-Reitor de Assistência e Promoção ao Estudante, João Wandemberg Gonçalves Maciel, o valor do auxílio mensal é de R$ 200 e “o estudante poderá ser convocado para esclarecimentos acerca da documentação apresentada quando da sua inscrição nos benefícios objeto do Edital, ou para entrevista com a equipe do Serviço Social. Caso necessário, receberá visita domiciliar”, afirmou ele.

Mais informações podem ser obtidas clicando em: http://www.ufpb.br/prape/contents/processo-seletivo/auxilios-estudantis/....

ACS | Fernando Caldeira