Reitora participa de reunião do Grupo Coimbra em Teresina

A reitora da UFPB Margareth Diniz participou hoje, 4 de agosto, da reunião da diretoria e do conselho fiscal do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), realizada no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina.

Os demais reitores presentes ao encontro foram Cleuza Soares (FURG), Maria José de Sena (UFRPE), Luiz Pedro Jutuca (Unirio) e Klaus Capelle (UFABC); além da professora Rossana Souza e Silva (UNB). A reitora Soraya Smaili (UNIFESP) participou por videoconferência.

As atividades iniciaram-se de manhã, quando a comitiva de reitores visitou o Hospital Universitário (HU) da UFPI e conheceu as novas instalações da área da Saúde e o Ginásio de Badmington que estão sendo finalizados, ambos no campus Ministro Petrônio Portella. Em seguida, os diretores e conselheiros encontraram-se com o governador do estado José Wellington Barroso de Araújo Dias para o almoço.

De tarde, os reitores realizaram a 3ª reunião da diretoria e do conselho fiscal do GCUB para, entre outros assuntos, avaliar o último ano de trabalho e discutir as atividades projetadas para 2018. Os gestores prepararam, ainda, o IX Seminário Internacional do GCUB e a X Assembleia Geral da entidade, programados para o período de 23 a 27 de outubro, e que serão sediados pela UFMT, em Cuiabá.

Na foto ao lado, a partir da esquerda, o governador do Piauí, a reitora da UFPB e o reitor da UFPI José Arimatéia Dantas Lopes - que é o atual presidente do GCUB.

GCUB

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação sem fins lucrativos, composta por 77 instituições brasileiras de Educação Superior.

A principal missão do GCUB é apoiar a internacionalização das universidades, ao promover relações acadêmicas, científicas e culturais entre suas associadas e parceiros internacionais, por meio de programas, projetos e ações de cooperação internacional, bilaterais e multilaterais.

A reitora da UFPB é conselheira fiscal na gestão 2016/2018, junto com os reitores da UFABC, UNIFESP E UNIRIO.

ACS | Rita Ferreira, com informações e fotografias da Ascom/UFPI e de Marinalda Palmeira