Livro abordando aspectos da geografia paraibana será lançado em três cidades

“Paraíba 2: pluralidades e representações geográficas” é o título do livro que será lançado no dia 18 deste mês, às 9h, no auditório do Departamento de Geociências, localizado no Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da Paraíba (CCEN/UFPB). O lançamento contará com a palestra do professor Thiago Romeu de Souza (UFCG - Campus Campina Grande).  O livro é uma publicação da Editora da Universidade Estadual de Campina Grande (EDUFCG) e Gráfica União.

O livro tem como organizadores: Anieres Barbosa da Silva (Professor do Departamento de Geociências da UFPB), Henrique Elias Pessoa Gutierres (Geógrafo do Departamento de Geociências da UFPB) e Josias de Castro Galvão (Professor da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG/Campus Cajazeiras).

Composto por 21 capítulos, o livro possui 420 páginas, e os autores são vinculados às instituições de ensino superior da Paraíba: UFPB, UFCG, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).

O livro trata de diversos assuntos de interesse dos profissionais da Geografia e de outros profissionais, como: agroecologia, licenciamento ambiental, Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/RIMA), turismo, geomorfologia, geografia da saúde, mineração, políticas públicas no semiárido, recursos hídricos, planejamento urbano, erosão costeira, ensino, clima urbano, e desastres naturais.

O conselho científico do livro foi composto por 25 pareceristas das universidades brasileiras: Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Sergipe (UFS); e estrangeiras: Universidade de New Brunswick (UNB/CA- Canadá), Universidade de Sevilha (US/ES – Espanha), Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM - México).

Haverá também lançamento na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus I, no dia 24 deste mês, às 8h, e no Campus da UFCG em Cajazeiras, no dia 4 de setembro (manhã e noite).

Mais informações os interessados podem entrar em contato com um dos organizadores (Henrique Gutierres) pelo e-mail hepg86@hotmail.com.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria