HU sedia 1º Encontro do Movimento de Mulheres Olga Benário

Evento, nesta sexta-feira (10) e sábado (11), no auditório do Hospital Universitário, Campus de João Pessoa, prepara a Conferência de Mulheres das Américas

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sedia nesta sexta-feira (10), a partir das 9h30, a abertura do 1º Encontro Estadual do Movimento de Mulheres Olga Benário. Durante o evento acontecerá o lançamento estadual da Conferência de Mulheres das Américas

Para a mesa de abertura estão previstas as seguintes presenças: da secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa, Nézia Gomes; de representação da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana do Governo do Estado; da presidente do Conselho Deliberativo do HULW Margareth Diniz; da representante da Comissão Organizadora da Conferência de Mulheres das Américas Vívian Mendes; entre outras.

Conferência Continental

O Movimento de Mulheres Olga Benário nasceu em março de 2011, durante a participação de uma bancada de militantes brasileiras na Conferência Mundial de Mulheres de Base, realizada em Caracas, Venezuela. "A boa intervenção da delegação brasileira no Encontro foi bastante prestigiada pelas demais delegações internacionais devido ao papel cada vez mais importante do nosso país no cenário internacional. O avanço da luta pelos direitos das mulheres no Brasil possui enorme relevância para o movimento feminino mundial", destaca Izabelle Araújo, membro da Coordenação Estadual do movimento Olga Benário.

O Movimento foi escolhido então por unanimidade no encontro para sediar a Conferência de Mulheres das Américas, a realizar-se em maio em São Paulo, que tem como objetivo discutir os problemas enfrentados pelas mulheres dentro do contexto econômico, social e cultural de nosso continente.

Etapa Estadual

Como preparação, o Olga Benário realiza nesta sexta-feira (10) e sábado (11), em João Pessoa, o seu 1º Encontro Estadual na Paraíba. A programação consta de palestras e grupos de debate sobre temas como violência, mercado de trabalho, elaboração de uma plataforma de lutas específicas das mulheres e até mesmo a crise internacional do capitalismo e o papel que mulheres em todo o mundo têm desempenhado nas lutas contra as suas consequências.

O evento é gratuito, terá abertura realizada no auditório do Hospital Universitário e o restante da programação será realizada na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), em Mangabeira VII, próximo à entrada do Detran.

Olga Benário

O nome do Movimento homenageia a militante comunista Olga Benário Prestes, que nasceu na Alemanha, mudou-se para a União Soviética para realizar preparação política e militar e, posteriormente, recebeu a missão de apoiar o processo insurgente no Brasil. Casou-se com o líder revolucionário Luiz Carlos Prestes, sendo presa e entregue ao regime nazista alemão. Foi executada num campo de concentração em 1942.

Sexta(10/02/2012)

Local: Auditório do HULW

09h00 – Abertura e credenciamento

10h00 – Mesa de Abertura. Homenagem a Olga Benário