OSUFPB apresenta o segundo concerto da série Augusto dos Anjos

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) faz, nesta sexta-feira (25), às 20h30, o segundo concerto dedicado à série Augusto dos Anjos, desta vez apresentando obras nas quais prevalece a inspiração neoclássica. Este é o décimo segundo concerto da temporada e será realizado na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural. A entrada é gratuita.

Sob a regência de seu maestro titular, Thiago Santos, a OSUFPB, com seus vinte um músicos de cordas, executará a “Sinfonieta para Cordas, Opus 52”, de Albert Roussel, seguida pelo “Concerto para Piano e Orquestra nº 7, em Sol Menor”, de J. S. Bach, finalizando com o “Divertimento”, de Béla Bártok, obra instigante concluída pelo autor em 1939, já em clima de segunda guerra mundial, o que fez com que o compositor não deixasse de expressar uma certa tensão nesse “Divertimento”. A obra de Bach terá a participação do pianista José Henrique Martins como solista.

Divididos em séries temáticas, nesta temporada de 2017, os concertos da OSUFPB contemplam diversas vertentes da história da música orquestral por suas características estéticas, levando cada uma delas a ser referenciada por personagens paraibanos, emblemáticos para a cultura nordestina a partir de sua contribuição para a cultura brasileira e universal. Este ano já foram contempladas as séries Philipeia, Mestre Ariano e Pedro Américo. Nesta sexta-feira (25), a OSUFPB apresenta o segundo dos três concertos da série inspirada pelo poeta paraibano Augusto dos Anjos, reconhecido como poeta pré-modernista e que, por alguns aspectos de sua poesia, se aproxima do Expressionismo, corrente de vanguarda também expressada na música.

As apresentações da OSUFPB, que normalmente acontecem na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB, estão sendo realizados na Sala José Siqueira do Espaço Cultural, em Tambauzinho, graças a parceria entre a UFPB e a FUNESC. Em breve, quando terminarem os trabalhos de manutenção da sala oficial da Orquestra, os concertos passarão a acontecer, como de costume, na sala que dá nome a um dos mais importantes personagens da história da música do Brasil, sobretudo da UFPB, onde foi professor de trombone até o ano de 2010, quando faleceu. A Sala de Concertos Radegundis Feitosa é um importante patrimônio da UFPB, onde ocorrem relevantes eventos da música produzida na instituição, todos com forte impacto pedagógico, promovendo a ampla formação de plateia.

PROGRAMA:

- ROUSSEL | Sinfonieta para Cordas Op. 52

- BACH | Concerto para Piano e Orquestra nº 7, em Sol Menor, BWV 1058

- BÁRTOK | Divertimento

THIAGO SANTOS, regente

JOSÉ HENRIQUE MARTINS, piano

Mais informações pelo telefone: (83) 3216- 7866.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria