Prêmios Acadêmicos internacionais destacam artigos de professores da UFPB

Professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estão entre os que receberam, recentemente, dois prêmios acadêmicos de grande prestígio internacional. Os prêmios são: “Emerald Literati Award - Highly Commended Paper” e “Melhor artigo latino-americano na 23ª Conferência Americana de Sistemas de Informação (AMCIS 2017)”.

No Literati Award, principal premiação anual, o prêmio foi concedido ao artigo: “Organizational structure and enterprise systems implementation: Theoretical measures and a benchmark for customer teams (Estrutura organizacional e implementação de sistemas empresariais: Medidas teóricas e benchmark para equipes-cliente) que foi publicado no periódico da Editora Emerald, o Information Technology & People.  Os autores são: o doutor Carlo Gabriel Porto Bellini, a doutora Rita de Cássia de Faria Pereira (Departamento de Administração - DA, Programa de Pós-Graduação em Administração –PPGA – Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA, e Programa Profissional em Gestão de Organizações Aprendentes – PPGOA – Centro de Educação - CE)  e doutor João Luiz Becker da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O artigo discute medidas teóricas e valores empíricos que avançam o conhecimento sobre a estrutura de equipes em projetos de implementação de sistemas de informação empresariais. O foco é colocado nas equipes-cliente (CuTe) – equipes de profissionais pertencentes à organização que contrata a implementação de sistemas e que assumem funções de negócio e de tecnologia em parceria com equipes externas de desenvolvedores de tecnologia e consultoria de negócios. Após revisão da literatura organizacional, percebeu-se que a adhocracia é a configuração estrutural mais efetiva para CuTes. Buscando, então, medidas de adhocracia na literatura de sistemas de informação, encontraram-se 21 medidas que, agrupadas em seis métricas, compuseram um instrumento psicométrico. O instrumento foi aplicado a uma CuTe de alto desempenho reconhecido, atuante em um projeto de referência nacional em implementação de sistemas empresariais. A aplicação permitiu ver o desempenho efetivo de uma CuTe de alto desempenho naquelas medidas teóricas. As contribuições do trabalho incluem a oferta de um instrumento para orientar a configuração estrutural de CuTes em projetos de sistemas empresariais, um benchmark empírico para guiar a gestão dessas equipes, e a verificação de que CuTes de alto desempenho não necessariamente alcançam os níveis mais elevados possíveis em todas as medidas estruturais adhocráticas.

Link para acesso ao artigo:

Literati Award é a maior distinção anual concedida pela editora acadêmica Emerald, resultando de julgamento editorial sobre os melhores artigos publicados em periódicos da Emerald no ano anterior. A Emerald Publishing foi fundada em 1967 para defender novas ideias que promovem a pesquisa e a prática de negócios e gerenciamento. A Emerald gerencia um portfólio de quase 300 revistas, mais de 2.500 livros e mais de 1.500 casos de ensino. A Emerald Publishing faz parte do Emerald Group.

Na AMCIS 2017, realizado em agosto na cidade de Boston, Estados Unidos, o artigo Nuts and Bolts for Internet Use (Peças e Engrenagens do Uso da Internet)” foi escolhido como “Melhor artigo latino-americano”. Os autores são: doutor Flávio Perazzo Barbosa Mota (Departamento de Gestão Pública- Centro de Ciências Sociais Aplicadas/UFPB) e doutor Carlo Gabriel Porto Bellini.

Resumo do artigo: A partir de uma perspectiva sociológica sobre desejos e oportunidades como motivadores centrais da ação humana, desenvolve-se um modelo parcimonioso para explicar o uso propositado da Internet por indivíduos. O modelo estabelece habilidades e atitudes como construtos centrais, o que parece ser uma melhor proposta se comparada a modelos atuais de adoção e uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs). O modelo foi testado em uma amostra de 203 usuários de Internet no Brasil. A origem do modelo naquela visão sociológica particular talvez explique por que o campo de TICs demorou em torno de duas décadas para passar de uma perspectiva de inclusão digital para uma perspectiva de efetividade digital. O presente trabalho reforça os aspectos potencialmente positivos da interação pessoa-computador e a necessidade de haver investimento em formação educacional sobre tecnologia e informação como recursos eficazes para alavancar os interesses de indivíduos.

Link para acesso ao artigo:

A AMCIS, uma conferência de pesquisa de sistemas de informação, realizada sob os auspícios da Associação de Sistemas de Informação (AIS), atrai 1000 ou mais participantes da América do Norte, bem como outras regiões do mundo. O programa da conferência inclui apresentações de documentos de pesquisa, painéis de discussão, notas-chave, consórcio de estudantes de doutorado e um campo para professores de Tecnologia da Informação (TI) em estágio inicial.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria