Nota de Pesar - Arcebispo Emérito da Paraíba Dom José Maria Pires

É com pesar que a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebe a notícia do falecimento do arcebispo emérito da Paraíba dom José Maria Pires, ocorrida na noite de 27 de agosto, em Belo Horizonte.

Ao mesmo tempo, solidariza-se com seus familiares, amigos e a população, enlutados pela perda do clérigo, que teve sua trajetória marcada pela defesa da justiça social e da tolerância religiosa.

Dom Pelé, como ficou popularmente conhecido, tinha 98 anos de idade e 70 de ordenação na Igreja Católica. Foi presidente da Comissão Episcopal Regional - Nordeste 2, que agrega Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, e também o quarto bispo da região metropolitana de João Pessoa, no período de 1966 a 1995.

Em reconhecimento a esse período a frente da Arquidiocese da Paraíba, a UFPB entregou ao religioso, em setembro de 2013, o título de Doutor Honoris Causa - a mais importante honraria da Universidade.

ACS | Rita Ferreira. Fotografia: Oriel Farias (2013).