Comitê de Inclusão e Acessibilidade realiza capacitação em Libras

O Comitê de Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal da Paraíba (CIA/UFPB) deu início recentemente a uma capacitação na Língua Brasileira de Sinais (Libras), com os trabalhadores terceirizados que atuam na Reitoria.

O treinamento faz parte de uma série de atividades programadas pelo CIA em comemoração ao “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”, em 21 de setembro. Os encontros estão sendo realizados nos ambientes de trabalho dos terceirizados, em princípio na Reitoria, no Campus I, e com projeto de expansão para os demais Centros da Instituição.

Segundo Andreza Polia, coordenadora do CIA, “a UFPB tem uma quantidade grande de serviços terceirizados. Nós precisamos trazer essas pessoas para perto do Comitê; elas fazem parte da universidade! Se chegar um surdo na recepção, o terceirizado precisa minimamente conseguir se comunicar com ele para que ele chegue ao Comitê. Nós vamos capacitar inclusive o pessoal da faxina, porque eu entendo que a gente precisa aproximar essas pessoas”.

Maria Lucilídia é uma das terceirizadas da Instituição. Segundo ela, “o treinamento foi muito explicativo. Acontece muito de uma pessoa (surda) procurar a gente; antes a gente não tinha a orientação, mas agora estamos sendo instruídos e podemos atender melhor”.

Antônio Alcântara é servidor da Universidade e trabalha na Administração da Reitoria. Para ele, o trabalho de capacitação em Libras para os terceirizados “é muito bom para uma Instituição do tamanho da UFPB. Desde 1978 estou nessa Casa e muito feliz por esse grande momento. Que esse aprendizado se socialize não só na Reitoria, mas em todos os centros, pela dimensão e pela necessidade da UFPB, para que as pessoas tenham as mesmas condições, independentemente de serem deficientes ou não”.

Projetos futuros

Conforme Andreza, “um próximo passo é fazer um curso geral, na “Semana da Pessoa com Deficiência”; palestras para os terceirizados especificamente para dizer: as pessoas com deficiência estão aqui! Como é que a gente conduz uma cadeira de rodas? Como é que a gente faz para subir o meio-fio? Como é que a gente faz para guiar uma pessoa cega? (Os terceirizados) são a única parcela da comunidade acadêmica que ainda não tem sido atingida”, finalizou.

Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7973; ou na página: http://www.ufpb.br/cia.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria