Brasileiro de 87 é objeto de estudo em Pós-Graduação em Jornalismo da UFPB

A grande imprensa teve papel decisivo no processo de mitificação das “grandes estórias” sobre o Campeonato Brasileiro de 1987, o que contribuiu substancialmente para o acirramento da disputa judicial entre Sport e Flamengo. Esta é a conclusão do jornalista Costa Filho após defesa da dissertação no Mestrado em Jornalismo Profissional do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Sob orientação do professor Pedro Nunes Filho e aprovado com louvor pela banca examinadora, o trabalho acadêmico apresentou como tema os “Conflitos e tensões jornalísticas em relação à exclusividade do título do Sport Club do Recife”.

Para Francisco de Assis Costa Filho, que integra o quadro funcional da TV UFPB, o grande desafio foi provar que, embora respaldada juridicamente e mesmo contando com a chancela da Confederação Brasileira de Futebol, a conquista do Sport jamais obteve o reconhecimento da chamada grande imprensa. “Meu objetivo principal foi analisar a atuação da denominada grande imprensa em relação à cobertura daquele evento esportivo, ocasião em que constatei marcas insofismáveis de tendenciosidade, manipulação e omissão”, disse.

Segundo o autor, a relevância histórica, a complexidade e a atualidade do objeto em estudo, além da escassez de trabalhos acadêmicos na área jornalística, justificaram a escolha do tema. Na defesa final, realizada nesta sexta-feira (25), a banca examinadora foi composta pelos professores Pedro Nunes (orientador), Joana Belarmino, Marcos Nicolau e Sandra Moura.

De acordo com Costa Filho, esse trabalho acadêmico resultará na publicação do livro-reportagem Brasileirão 87: grande imprensa renega título do Sport. “Na verdade, esse título ainda é provisório, pois, conforme sugestão dos próprios examinadores, o trabalho é bem mais abrangente, envolve outras áreas, como o Direito, História e Sociologia. Como pretendo inserir outras pertinentes sugestões da banca, poderei rever essa questão do título”, adiantou.

Sobre o autor

Natural de Catolé do Rocha, município do Alto Sertão paraibano, Costa Filho lançou, em 2013, o livro Meu coração de leão: memórias de um paraibano louco pelo Sport, no qual expõe a sua admiração pelo clube pernambucano. Ele afirma, contudo, que essa postura não prejudicou a seriedade do seu trabalho. “Como se sabe, a exemplo do Direito, no mundo jornalístico já não cabem mais afirmações sobre neutralidade possível. Com esse meu posicionamento, acredito que a pesquisa ganhou realce quanto ao aspecto credibilidade. Aliás, este trabalho deve ser julgado pela qualidade de sua fundamentação histórico-teórica, resultado do esforço de pesquisa, análise e apresentação de todas as angulações possíveis em torno da cobertura jornalística dos acontecimentos relacionados ao Campeonato Brasileiro de 1987”, argumentou.

Já o livro que vai ser publicado Brasileirão 87: grande imprensa renega título do Sport, com 441 páginas, é resultado de uma aprimorada e criteriosa pesquisa científica sobre fatos relacionados ao Campeonato Brasileiro de 1987, algo que, conforme o autor-pesquisador, parte considerável dos segmentos jornalísticos fizeram – e ainda fazem – questão de manter fora do alcance do grande público. Costa Filho ressalta que, embora no âmbito jurídico o caso já esteja resolvido, do ponto de vista universitário, o seu livro-reportagem não tem como pretensão encerrar o assunto. “Pelo contrário, o tema é demasiado complexo e deve ser debatido amplamente no âmbito acadêmico. Para mim, como pesquisador, se este trabalho vier a servir como parâmetro para estudos similares, a meta estará cumprida”, finalizou.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo