UFPB adere ao movimento “He for She” da ONU

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abraçou a proposta do programa “He for She”, da Organização das Nações Unidas (ONU), institucionalizando a participação da universidade em evento realizado no Auditório do Bloco Multimídia do Centro de Tecnologia (CT), campus I, em 21 de agosto.

O "He for She", ou "Eles por Elas", é apartidário e posiciona-se contra o problema global da violência de gênero. É um esforço que agrega homens e meninos para transformar a sociedade machista em uma sociedade mais humana, visando a igualdade e o empoderamento feminino.

A UFPB é a quarta universidade federal brasileira a integrar o movimento, depois da USP, da UERJ e da UnB. “O objetivo agora é promover um congresso nacional sobre o tema, com a presença de representantes da ONU, para oficializar a adesão da UFPB ao programa”, explicou o coordenador do evento Ricardo Moreira da Silva, que é professor do departamento de engenharia de produção do CT. De acordo com o docente, um comitê será instalado para organizar a frente de trabalho para que isso ocorra ainda neste ano.

A iniciativa recebe apoio da reitoria e contou com a presença da vice-reitora Bernardina Freire no evento. Participaram o pró-reitor de extensão Orlando Villar, a vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da UFPB Wilma Martins de Mendonça, o diretor do Centro de Educação (CE) Wilson Honorato Aragão, o diretor do Centro de Informática (CI) Hamilton Soares e o diretor do CT Antônio Villar. Pelo campus II (Areia), compareceu a professora Anita Leocádia Pereira; pelo campus III (Bananeiras), a professora Rita Cristiana Barbosa; e, pelo campus IV (Litoral Norte), a diretora do CCAE Maria Angeluce Soares. O projeto "Meninas na Computação" foi representado pela professora do CI Josilene Aires Moreira.

De entidades externas à universidade, estiveram presentes a vereadora Sandra Marrocos (Câmara de João Pessoa); o secretário de políticas públicas para mulheres de Cabeledo (PB) Antônio Leonardo Mendonça de Almeida; a técnica em políticas intersetoriais, da Secretaria Estadual da Mulher e da Diversidade Humana, Leandra Cardoso; e a professora Maria Eulina, que é fundadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero (NIPAM).

ACS | Daniel Araújo e Rita Ferreira