UFPB sedia I Olimpíada Paraibana de Educação Financeira

Será realizada no próximo sábado (09), a segunda fase da Olimpíada Paraibana de Educação Financeira (OPEF). Trata-se de um evento realizado pelo projeto de extensão Educação Financeira para toda a vida da UFPB. A prova tem início às 9h no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

A OPEF tem como público-alvo todas as escolas secundaristas da Paraíba sejam elas públicas ou privadas e com foco na preparação do adulto mais financeiramente consciente. Essa é a função principal do projeto de Educação Financeira.

Participam, do evento, alunos de 20 escolas paraibanas e uma delas teve 27 alunos aprovados para esta segunda fase. Cerca de 2 mil estudantes foram classificados na primeira fase, e na segunda mais 425.

A ideia é ensinar e preparar crianças e adolescentes para um Educação Financeira, evitando o consumismo exacerbado, a falta de consciência financeira, além de projetar pessoas mais felizes no futuro. A preocupação sobre o assunto já é, em muitas regiões brasileiras, um problema de estrutura pública em função da formação de adultos mal preparados para gerir suas finanças.

“Hoje contamos com cerca de 35 alunos dos cursos do CCSA. Temos parceria com o curso de Engenharia da computação e Geografia de outros Centros” afirma o coordenador do projeto prof.  Wenner Gláucio Lopes Lucena.

O projeto teve início em 2012 com várias ações em torno da Educação Financeira, dentre elas, aulas de forma lúdica para crianças de 6 a 12 anos. Todos os meses são pesquisados em torno de 320 itens em cerca de 30 supermercados, e essa informação é divulgada no blog do projeto: http://educacaofinanceiraprobex.blogspot.com.br/ .

Os premiados receberão medalhas e certificados. Os aprovados nesta segunda fase receberão um cofrinho do projeto.

Mais informações podem ser obtidas através pelo número (83) 98822-1926.

Agência de Notícias - Bob Vagner