Festival divulga cultura japonesa em João Pessoa

A Associação Cultural Brasil Japão da Paraíba (ACBJ-PB) em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizam o “XII Festival do Japão”. O evento acontece no sábado (16) e domingo (17), no horário das 8h30 às 21h30, na Usina Cultural Energisa, com exposições, palestras e oficinas das artes musicais, visuais, estéticas, marciais e culinárias. A cerimônia de abertura terá a apresentação do Taikô Tatakinan, a mostra musical da Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa (ABMCJ) com Coral Hatsuhinode, Jampakoto e Engenho Imaginário.

O festival tem como objetivo cultivar e promover a cultura japonesa entre os paraibanos, onde crianças, jovens e adultos podem desfrutar de oficinas, palestras, filmes, exposições, músicas, danças, jogos e gastronomia, vivenciando e compartilhando experiências.

Participam do festival os músicos Miriam e Shigeo Saito, professores de koto (cítara) e shakuhachi (flauta) – ela fundadora da Miwa Seigensha do Brasil (corrente Ikuta-ryû) e ele do Grêmio Shinzan-kai da corrente Tozan-ryû – de São Paulo, que representam a continuidade do casal Miwa e Juzan Miyoshi, pioneiros da música clássica japonesa no Brasil, na década de 30.

O casal Saito veio em 2004, trazendo integrantes de suas escolas para a primeira apresentação de música tradicional japonesa na capital paraibana, interagindo com o grupo de câmera formado para a ocasião por alunos e colegas da diretora cultural, do então curso de Licenciatura em Música da UFPB. Tal recital foi responsável por germinar a ideia de criar a ACBJ-PB .

As novidades este ano do “XII Festival do Japão” conta com a oshibana, arte com flores naturais prensadas, com a professora Margarida Arima, de São Paulo (SP) e a dança do dragão com o grupo Yama no sakebi, de Limoeiro (PE).

O “XII Festival do Japão” é uma iniciativa da ACBJ-PB, com apoio logístico do Escritório Consular de Recife e da Energisa.

Mais informações na página www.acbjpb.org.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria