UFPB recebe primeiro lote de mercadorias apreendidas pela Receita Federal para produzir materiais de higiene e de limpeza

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu oito barris com 80 litros de uísque e 26 litros de vinho adulterados, apreendidos pela Inspetoria da Receita Federal no Recife e pela Delegacia da Receita Federal em João Pessoa, respectivamente, avaliados em quase sete mil reais.

As mercadorias, que serão transformadas em materiais de higiene e de limpeza, como álcool em gel e sabonete, foram entregues na manhã de 14 de setembro, no Centro de Tecnologia (CT), campus 1, em João Pessoa.

Esta é a primeira doação referente ao acordo de cooperação técnica entre UFPB e Receita Federal, assinado em 28 de agosto deste ano e com vigência de cinco anos. Segundo o documento, a Receita Federal deve realizar, no mínimo, uma entrega por semestre. Essas mercadorias, em vez de irem a leilão, seriam destinadas à destruição por serem adulteradas, conforme avaliação de laboratórios certificados.

De acordo com Pierre Martins, professor do Departamento de Engenharia de Alimentos (DEA) e coordenador deste projeto de extensão, é possível produzir, com este primeiro lote, quase 50 litros de álcool em gel, por exemplo. A ideia é abastecer refeitórios, praças de alimentação, banheiros, laboratórios, unidades de saúde e demais espaços da própria universidade, gerando economia na compra desse tipo de produto.

A produção desses materiais de higiene e de limpeza será realizada em quatro laboratórios de engenharia do CT. Cerca de seis docentes, dois técnico-administrativos e dez alunos, entre bolsistas e voluntários, participarão do projeto. Em um mês, já será possível conferir os primeiros resultados.

Participaram desta primeira entrega professores e colaboradores da UFPB e integrantes das comissões de destruição da Inspetoria da Receita Federal no Recife e da Delegacia da Receita Federal em João Pessoa.

ACS | Pedro Paz