UFPB/USF Vila Saúde promovem Curso de Formação em Auriculoterapia

Trabalhadores atuantes na Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Saúde, de João Pessoa, e em outros serviços, bem como moradores do território da Unidade Vila Saúde, terão a oportunidade de participar do “Curso de Formação em Auriculoterapia”. O curso é uma promoção conjunta dos estudantes e professores da disciplina MHA 2 - Atenção Primária, do Curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Programa de Extensão "Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica - PINAB" e trabalhadores da USF - Vila Saúde.

Serão ao todo 8 aulas, nas quartas-feiras das 13h30 às 15h30, iniciando dia 27 deste mês, no espaço da USF - Vila Saúde. As inscrições são gratuitas podem ser realizadas até esta sexta-feira (22), apenas de forma presencial, na própria Unidade, com a gerente Josicelma (Josy) Neves.

Serão oferecidas 30 vagas. Uma seleção será promovida com base nas informações colocadas pelo candidato no formulário de solicitação de inscrição, levando em consideração a experiência em projetos e ações sociais comunitárias, e o compromisso com a promoção, defesa e difusão das práticas integrativas em saúde no âmbito territorial local.

Essa é uma iniciativa promovida pelo PINAB, pelo Departamento de Promoção da Saúde (DPS) do Centro de Ciências Médicas (CCM), e pela USF - Vila Saúde, no sentido de estabelecer espaços de ensino e aprendizagem no cotidiano da Atenção Primária à Saúde, sobretudo aqueles direcionados a debates, aprendizagens e socialização de conhecimentos úteis à constituição de horizontes para a compreensão da Saúde como Qualidade de Vida e como Bem Viver. Estabelecer os serviços de saúde do SUS não apenas como cenários de práticas assistenciais, mas como ambientes de participação popular e de construção compartilhada de ações sociais para a mobilização de esforços comunitários e individuais de projetos de felicidade e de enfrentamento solidário dos determinantes sociais de saúde.

O Curso de Formação em Auriculoterapia visa, portanto, capacitar profissionais e atores sociais interessados em apreender essa prática integrativa, seu acervo técnico, procedimento e seus princípios balizadores, no sentido de fortalecer as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) naquele território e de potencializar a participação cidadã em processos de promoção da saúde e de autocuidado.

O Curso é coordenado pela professora Socorro Morais. É, ainda, apoiado pelo Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e pelo Departamento de Promoção da Saúde/CCM.

Mais informações, enviar e-mail ao professor Pedro Cruz: pedrojosecruzpb@yahoo.com.br, ou ligar para (83) 3218-9297. A USF fica localizada na Rua Engenheiro Sérgio Rubéns de Albuquerque, 326 - Cristo, João Pessoa.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria