I Jornada sobre Saúde Mental e Suicídio mobiliza comunidade acadêmica

ImprimirImprimir

Na manhã de 20 de setembro, foi lançada a I Jornada sobre Saúde Mental e Suicídio, no auditório da reitoria da UFPB. O evento trouxe palestras de professores e profissionais das mais diversas áreas do conhecimento e contou com a participação da comunidade acadêmica durante todo o dia.

 

A palestra de abertura foi proferida pelo professor do departamento de Terapia Ocupacional da UFPB Jaims Ribeiro. De acordo com o pesquisador, o suicídio deve ser tratado sob a ótica da saúde pública. “Ao falarmos de suicídio, estamos falando de mortes evitáveis”, sentenciou Ribeiro. O docente também chamou a atenção para a necessidade de não se estereotipar as pessoas que se encontram em sofrimento psíquico.

 

A reitora Margareth Diniz esteve na abertura do evento, que considerou de grande importância para toda a universidade. “A Reitoria está empenhada para que se tenha uma política de atendimento para esses casos”, afirmou. Uma medida já tomada é a criação de uma coordenação de saúde mental e dependência química no Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS/UFPB), que deve começar os atendimentos a partir de novembro.

 

A representante do Centro de Valorização da Vida (CVV), Nelsina Dias, falou sobre a trajetória da entidade, que completou 55 anos de atuação no Brasil e 25 na Paraíba. “Temos percebido que doenças como depressão, ansiedade têm atingido cada vez mais os jovens entre 15 e 25 anos”, explicou.

 

Além da reitora (ao centro) e de Nelsina Dias (à dir.), a mesa de abertura contou com a presença da coordenadora do CRAS Virgínia Melo, do pró-reitor de extensão e assuntos comunitários Orlando Villar e do pró-reitor de gestão de pessoas Francisco Ramalho.

Fonte: 
ACS | Lis Lemos
Compartilhar: