TV UFPB realiza oficina de audiovisual para crianças

Como parte integrada às ações do projeto de extensão, intitulado “Experiências Criativas na TV”, foi realizada neste sábado (23), a “I Oficina de Audiovisual para Crianças”, realizada pela TV UFPB, onde foram contempladas mais de trinta crianças. Este projeto é coordenado pela diretora de Artes Cênicas, Cely Farias, que vem aprofundando seus conhecimentos na área do audiovisual.

A oficina foi ministrada por atrizes com vasta experiência em atividades com crianças, como Ali Cagliani, Bia Cagliani e Mônica Macedo que além de arte-educadora, compõe o quadro de funcionários do Núcleo de Teatro Universitário (NTU), instituição parceira da TV UFPB.

As crianças de 3 a 12 anos, que participaram da oficina, foram divididas em dois grupos, segundo a faixa etária. A oficina foi dividida em três partes: 1- Jogos de entrosamento, 2- Jogos de Concentração (utilizando o vocabulário técnico do audiovisual) e 3- Gravação (onde as crianças vivenciaram as etapas deste processo, desde o primeiro comando de AÇÃO, até o último CORTA).

A oficina foi realizada nas instalações do NTU e do Núcleo de Arte Contemporânea (NAC), utilizada como locação, para a gravação da cena da escola primária da Professora Glorinha, interpretada pela atriz voluntária do projeto, Laiana Janu, da minissérie “O Sumiço de Santo Antônio”, em produção pela TV UFPB.

Para composição da cenografia foi utilizado um quadro verde, carteiras escolares de madeira, uma banquinha e um globo terrestre do curso de Geografia que faz parte do Centro de Ciências Exatas da Natureza (CCEN) da UFPB, que foi emprestado num sistema de parceria.

Como resultado dessa oficina, as crianças que demonstrarem interesse, poderão participar das gravações da minissérie intitulada 'O Sumiço de Santo Antônio', dando assim continuidade a esse rico processo de formação pessoal e profissional.

Segundo Valeska Picado, coordenadora da oficina, o apoio dos pais e dos responsáveis, foi uma das peças essenciais para o sucesso dessa ação. "Sabemos que o corre-corre da semana é um elemento dificultador para eles, mas apesar disso, dedicaram seu tempo a fim de proporcionar às suas crianças, esse momento lúdico de aprendizagem".

O projeto de extensão “Experiências Criativas na TV” segue o seu cronograma de atividades, “por isso recomendamos que fiquem atentos às novas notícias sobre o projeto”, assinala Valeska Picado.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria