Exposição apresenta imagens da Paraíba até hoje, 25 de setembro

A exposição “Um olhar por partes”, do grupo Paraibando, formado há quase quatro anos por 14 fotógrafos amadores, exibe imagens das mesorregiões da Paraíba (Mata, Agreste, Borborema e Sertão) no hall da entrada da reitoria da UFPB, campus I. A mostra compõe-se de 78 fotografias coloridas e em preto e branco, de variadas dimensões, e pode ser apreciada até o fim da tarde desta segunda, 25 de setembro.

As fotos foram elaboradas ao longo de curso de fotografia, ministrado pelo professor Medeiros Fernandes e que é oferecido pelo Centro Estadual de Arte (Cearte), todo semestre, há quase 30 anos. Na terça (19), o docente lecionou três aulas públicas no local da exposição para 40 inscritos.

Professor do governo do Estado há 47 anos, Medeiros explica que a proposta do seu curso é artística. Segundo ele, quase mil pessoas já concluíram essa formação desde o início da década de 1990. As inscrições geralmente são abertas no início de todo semestre, com uma turma de mais ou menos 20 alunos para cada turno. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (83) 3214-2923.

Maura Fernandes, curadora desta exposição, conta que mais da metade dos 223 municípios da Paraíba já foram documentados em viagens do grupo. A equipe faz, em média, uma saída fotográfica por mês. O projeto é financiado por intermédio de uma mensalidade, no valor de R$ 50, paga pelos integrantes do coletivo. “Com esse dinheiro, ampliamos as imagens e buscamos custear viagens, transporte, equipamento, tudo”.

Ela explica, também, como se dá o processo de cada experiência. “Primeiro, realizamos pesquisa sobre o local escolhido. Depois, entramos em contato com guias e líderes comunitários. Fotografamos pessoas, paisagens e peculiaridades. Já documentamos quilombos, população cigana e aldeias indígena, por exemplo. No final, devolvemos algumas fotos para a comunidade. Isso ajuda a aumentar a autoestima dessas pessoas e a cultivar a ideia de memória. São verdadeiros documentos”, defende.

A funcionária pública Ozires Gomes, 51 anos, é uma das atuais alunas do professor Medeiros Fernandes. Apesar de gostar de fotografia desde pequena, só se viu em uma, da época em que era criança, aos 18 anos. Autodidata, resolveu se inscrever no curso para sofisticar o seu olhar. “A fotografia é o meu hobbie. Antes, fazia fotos de modo aleatório. Depois das aulas teóricas e técnicas, me tornei mais crítica. Hoje, penso mais antes de apertar o botão. Planejo enquadramento, ângulo”.

ACS | Pedro Paz