UFPB deve integrar Agência Universitária de Francofonia

Parcerias com a AUF e University of Manchester foram os principais temas da agenda da reitora, na sexta, 22.

O processo de internacionalização da UFPB foi a pauta da reunião entre a reitora Margareth Diniz, o diretor da Agência Universitária de Francofonia para América Latina (AUF) Gilles Mascle, a professora do departamento de mediações interculturais Kátia Fraga e o coordenador da Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI) José Antônio Rodrigues. O encontro ocorreu na manhã de 22 de setembro, no gabinete da reitoria.

A AAI, em parceria com o Departamento de Mediações Interculturais, está preparando um dossiê para que a UFPB possa integrar a Agência Universitária a partir do próximo ano. A AUF conta com a parceria de mais de 800 instituições de ensino em todo o mundo. Mascle afirmou que a intenção da AUF é ampliar a cooperação entre os membros da América Latina.

Com a participação na AUF, a UFPB poderá concorrer em editais da Agência e receber auxílio financeiro para publicações, realização de eventos, melhorias em laboratórios e participações em congressos internacionais. “A integração a essa rede nos possibilitará crescer em termos de ensino, pesquisa e extensão”, apontou a professora Kátia Fraga.

“Temos priorizado as estratégias de internacionalização na UFPB. Estamos enfrentando muitas dificuldades, mas são iniciativas como essas que ajudarão a transformar nossa universidade”, afirmou Margareth Diniz. A reitora se colocou à disposição para contribuir na formulação do dossiê que deverá ser finalizado até o final de outubro.

Universidade de Manchester

Na manhã da sexta (22), o professor da Universidade de Machester, Oliver Richmond, também reuniu-se com a reitora Margareth Diniz.

Richmond, que é assessor para assuntos internacionais da área de humanidades da sua instituição, estava acompanhado pelo professor do departamento de relações internacionais da UFPB Marcos Allan Ferreira (esq. na foto).

No encontro, se discutiu a possibilidade de cooperação entre as universidades. "Queremos estreitar os laços com os pesquisadores da Paraíba", afirmou o professor inglês.

ACS | Lis Lemos