UFPB promove Ação da Coleta Seletiva do papel e papelão no Campus I

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) inicia, a partir desta quarta-feira (4), a ação da Coleta Seletiva do Papel no Campus I. A atividade faz parte da Ação da Coleta Seletiva da instituição, sob a coordenação da Comissão de Gestão Ambiental (CGA), com o objetivo de descartar todo esse resíduo de papel de forma sustentável durante todo o mês de outubro.

Nessa semana de ação, serão disponibilizados contêineres verdes, inicialmente no dia 4, às 12h, na pracinha do Elefante Branco no Centro de Ciências da Saúde (CCS).  A coleta tem o objetivo de recolher o máximo volume de papel e papelão, fazendo com que esse material não seja jogado no contêiner azul e misture com material orgânico, perdendo seu valor de comercialização.

De acordo com o Projeto da Coleta Seletiva, estudantes, professores, servidores da UFPB que armazenam há algum tempo livros, apostilas, trabalhos, provas que não são mais úteis, ou documentos com validades ultrapassadas que não lhe terão mais utilidade, podem descartar de forma sustentável. Contêineres serão disponibilizados em locais estratégicos para a coleta seletiva de papéis e papelão.

Durante a ação também ocorrerá palestras sobre a conscientização ambiental, definição dos 5Rs (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar), o funcionamento da coleta seletiva no Campus, como também os materiais que são recicláveis.

A cada semana do mês, a ação se concentrará em um Centro da Universidade de forma que todo o Campus seja contemplado. No dia 4 de outubro, a ação iniciará na pracinha do Elefante Branco no Centro de Ciências da Saúde (CCS). Em seguida a ação ocorrerá na Praça da Alegria no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), na pracinha do Centro de Tecnologia (CT) e finalizando no Centro de Vivência.

Todo o material recolhido será pesado e encaminhado para a Associação de Recicláveis de Cabedelo (ARC), conforme o Decreto Presidencial 5.940/06, que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis.

A Coleta Seletiva Solidária já acontece no Campus I diariamente e é realizada pelos agentes da Associação de Recicláveis de Cabedelo (ARC) em parceria com a Universidade. O projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental da comunidade envolvida no Campus.

Outras informação e detalhes podem ser conferidas na Comissão de Gestão Ambiental no Campus I ou pele telefone (83) 3216-7874.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo