UFPB sedia Colóquio sobre Simbolismo Animal

Desde os tempos pré-históricos aos dias atuais, nos contextos sociais, ecológicos, religiosos e científicos, os animais estão ligados ao imaginário e à caminhada evolutiva do homem no mundo.

Com o objetivo de promover um debate sobre o simbolismo animal em suas diversas fontes, é que o Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos (Neve) e o Laboratório de Estudos da Antiguidade e do Medievo (Vivarium) realizam desta terça-feira (3) até à sexta-feira próxima (6), no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (CE/UFPB), em João Pessoa, o V Colóquio de Estudos Vikings e Escandinavos, II Ciclo de Pesquisas Medievais e a I Jornada de Simbologia Religiosa.

O colóquio, Ciclo e a Jornada reúnem professores, pesquisadores, estudantes e pessoas de todo o Brasil e de países estrangeiros interessados por essa temática e que participarão de conferências, minicursos, sessões de comunicações e oficinas.

A conferência de abertura abordando o tema “Simbolismo Animal e as Reconstruções da Narrativa Primordial sobre a Unidade Cristã” será ministrada às 17h30 pelo professor Leandro Duarte Rust, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A conferência de encerramento abordará o tema “Sobre o uso dos bestiários nos comentários aos textos bíblicos no Ocidente Cristão medieval” e será realizada, no dia 6, às 18h30,  pela professora Raquel de Fátima Parmegiani, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e pesquisadora do Vivarium UFPB.

Registrado no CNPq, O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. É filiado à Associação Brasileira de Histórias das Religiões (ABHR), ao VIVARIUM e à Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM).

O Laboratório de Estudos da Antiguidade e Medievo (Vivarium) é uma das grandes redes nacionais para o estudo acadêmico sobre o mundo antigo e medieval em operação no país. Criado inicialmente em 2009 na UFMT, o Vivarium atualmente conta com diversas universidades associadas e quatro núcleos regionais: Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste. Fazendo parte deste último núcleo, a seção do Vivarium UFPB foi criada com o intuito de divulgar pesquisas, manter diálogos e parcerias, bem como incrementar o desenvolvimento dos estudos sobre Antiguidade e Medievo na região nordestina.

V Colóquio de Estudos Vikings e Escandinavos, II Ciclo de Pesquisas Medievais e a I Jornada de Simbologia Religiosa com apoio da Associação Brasileira de História das Religiões; Associação Brasileira de Estudos Medievais; Centro de Educação da UFPB; Centro Acadêmico de Ciências das Religiões; Diretório Central dos Estudantes da UFPB; Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB.

Confira a programação AQUI.

Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral - com informaçoes de Assessoria