Novo Restaurante Universitário será construído no Campus I

Destinado a professores, funcionários e estudantes da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, vai atender aproximadamente 2 mil pessoas

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) inicia no próximo dia 27, segunda-feira seguinte ao carnaval, as obras de mais um restaurante no Campus I, próximo ao atual, destinado a toda a comunidade acadêmica: professores, funcionários e estudantes. Terá, além do térreo, mais dois andares.

Segundo o superintendente do Sistema de Restaurantes da UFPB, Kleber Salgado Bandeira, o novo restaurante vai atender uma demanda de aproximadamente 2 mil pessoas.

Kleber Salgado informou que os restaurantes universitários dos campi da UFPB em João Pessoa, Bananeiras, Areia e Mamanguape-Rio Tinto começarão a funcionar no dia 5 de março, data em que também serão iniciadas as aulas. Os RUs atenderão estudantes residentes e de baixa renda comprovada.

De acordo com o superintendente do Sistema de Restaurantes da UFPB, Kleber Salgado Bandeira, a expectativa é de que somente no RU do campus I, João Pessoa, serão atendidos em torno de 2.700 estudantes cadastrados, no primeiro semestre. No ano passado foram atendidos 2.300.

Os serviços do RU irão aumentar, gradativamente, a partir do dia 12 de março, na proporção em que for sendo feito o cadastramento pela Coordenação de Apoio e Promoção Estudantil (Coape). Uma parte desses estudantes são de baixa renda e moram na periferia da Grande João Pessoa.

O superintendente Kleber Salgado acrescentou que à semelhança dos anos anteriores, o cardápio servido varia durante todos os dias em que os restaurantes operam de segunda a sexta-feira, oferecendo duas opções de proteína. Além disso, há um cardápio variado também para os vegetarianos.

Embora só funcione de segunda a sexta-feira, os estudantes residentes recebem nos finais de semana uma bolsa alimentação, à exceção das que estão hospedadas na Residência Universitária Feminina, na Pedro II, em João Pessoa, que recebem os gêneros alimentícios fornecidos pelo RU e lá mesmo preparam suas refeições. O Restaurante Universitário, em João Pessoa, tem um laboratório para analisar a preparação dos cardápios.

Atualmente o Restaurante Universitário do campus I, em João Pessoa, está passando por uma reforma e ampliação, com a construção do Salão 2, que deve estar aberto e em pleno funcionamento no dia 19 de março.

Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias