UFPB recebe a II VegJampa neste fim de semana

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sediará o II VegJampa - Festival Vegano de João Pessoa. O evento acontece nos dias 7 e 8 de outubro, das 10h às 18h, com diversas atividades concentradas na Central de Aulas, no campus I. O festival reunirá palestras, mostras, atrações musicais e feira identificados com o preceito do respeito e defesa dos direitos dos animais não humanos.

De acordo com a representante da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) Nara de Ferrer, uma das organizadoras do festival, 25 expositores participarão da feira, na área externa, com diversas opções em alimentação, moda e beleza, todos livres de componentes de origem animal.

Quem for ao evento, poderá levar canga e estendê-la no gramado, para fazer piquenique ou aproveitar o dia. Bebedouros serão instalados em vários pontos, para evitar o uso de descartáveis. Haverá um Espaço Kids, com pula-pula e piscina de bolinhas para a diversão das crianças; e, ainda, um recinto para adoção de cães e gatos.

Nos auditórios da Central de Aulas, oficinas culinárias vão ensinar a elaborar pratos veganos, como lasanha à bolonhesa e brigadeiro. Vão ocorrer também palestras e mesas redondas sobre Veganismo e uma mostra de filmes.

No sábado, 7, será exibido, às 10h, o documentário Peaceable Kingdom (2009), sobre a vida emocional e os vínculos familiares dos animais; e, às 14h, o vídeo A Engrenagem (2012), acerca da ânsia de lucro da indústria pecuária, seguido do emblemático A Carne é Fraca (2005), que aborda os impactos que o ato de comer carne representam para a saúde humana, para os animais e para o meio ambiente. No domingo, às 10h, será apresentada Carne e Osso (2011), produção que revela o cotidiano dos frigoríficos.

No sábado à noite, tem o After VegJampa, festa que conta com shows das bandas O Inimigo, Berra Boi e Bicho Grilo. É a única atividade paga do II VegJampa e acontecerá no Miragem, localizado no Centro Histórico de João Pessoa.

No ano passado, o Festival movimentou um público de mais ou menos 800 pessoas. A estimativa é que a quantidade de participantes dobre neste ano, agregando, além de membros da comunidade universitária, mais visitantes de Campina Grande, Recife e outras cidades da região. O evento é realizado em parceria entre a UFPB e o núcleo da SVB em João Pessoa.

Veganismo, vegetarianismo

O Vegetarianismo é uma opção que exclui ingredientes de origem animal da alimentação. Ou seja, é praticado por indivíduos que consomem produtos provenientes unicamente de fontes vegetais. As motivações são diversas, em geral envolvendo questões éticas, de saúde, ecológicas e/ou religiosas. Pessoas que retiram apenas a carne da dieta são comumente chamadas de lacto-vegetarianas ou ovo-lacto-vegetarianas, entre outras denominações, a depender dos ingredientes animais que consomem (leite, queijos, iogurtes, ovos etc).

Já o Veganismo é um movimento mundial constituído por pessoas que se posicionam contrariamente à crueldade, exploração e sacrifício de animais. Além de serem praticarem a alimentação vegetariana, procuram excluir quaisquer outros produtos de origem animal do consumo - por exemplo, itens de vestuário, limpeza, higiene e cosméticos. Rejeitam produtos que tenham sido testados em animais e a sua utilização em práticas culturais e desportivas, a exemplo de rinhas, rodeios, touradas e vaquejadas.

Essa filosofia defende, por princípio, a compaixão por outros seres sencientes (que, como os humanos, sentem frio, fome, sede, medo etc) com os quais divide a convivência no planeta. Entende que suas opções são racionais, porque são sustentáveis para o meio ambiente e que fazem bem à saúde e à consciência. Adeptos do veganismo estão também atentos à exploração humana e da natureza na produção de bens e mercadorias. Pode-se dizer, em resumo, que o vegano é um vegetariano ativista.

ACS | Pedro Paz e Rita Ferreira