Aluna da UFPB participa de desafio nacional em educação

A doutoranda em Linguística Rosyclea Dantas é uma das 12 selecionadas para o Desafio Start-Ed: Tecnologias para Transformar a Aprendizagem, um programa proposto pela Fundação Lemann, Universidade de Columbia e Artemisia. Única selecionada no Nordeste, a estudante da UFPB tem desenvolvido recursos para o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira para alunos com deficiência.

Rosyclea, que também é professora do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, explica que a motivação para participar do desafio foi a realidade que encontra em sala de aula. “Existe uma carência de recursos didáticos no ensino de língua estrangeira para alunos com deficiência. Essa carência, além de afetar o trabalho docente, afeta também o aprendizado dos alunos, pois a maioria dos recursos didáticos é pensada para alunos que não têm deficiência. Ampliar esses recursos é uma necessidade da educação brasileira”.

A pesquisa desenvolvida por Rosyclea em seu doutorado, sob a orientação da professora Betânia Passos Medrado, discute a formação docente para o trabalho com alunos com deficiência. Ela também participa de um grupo de pesquisa que visa fortalecer as pesquisas na área da educação inclusiva e que possam dar um retorno para a sociedade. “Venho desenvolvendo trabalhos com uso de tecnologia, como um aplicativo para conversão de textos em áudio para que os alunos possam ter acesso ao material que ainda não está disponível para eles”.

Para ela, os alunos com deficiência visual não têm acesso a textos em braile, pois além de escassos, também não possuem apelo comercial, uma vez que os usuários são em menor quantidade.

Expectativas

O Desafio Start-Ed é focado no empreendedorismo em educação e terá duração de oito meses. A primeira etapa está sendo realizada nesta semana em São Paulo. “Espero conseguir o desenvolvimento de ferramentas didáticas que ampliem as possibilidades de acesso ao conhecimento para os alunos com deficiência. Esse é um grupo que carece de acessibilidade pedagógica”, avalia.

A proposta do desafio é que os selecionados desenvolvam produtos e serviços específicos associados a três temas para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). São eles, a defasagem escolar, a inclusão de alunos com deficiências e a participação ativa de pais e responsáveis no processo de aprendizagem de alunos.

ACS | Lis Lemos. Fotografia: arquivo pessoal.