Biblioteca Virtual da UFPB passa a funcionar em nova plataforma

Estudantes, professores e pesquisadores universitários devidamente cadastrados já estão usufruindo da nova facilidade de serviço oferecida pela Biblioteca Virtual da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I. É que a Biblioteca Digital Ebrary migrou para a plataforma Ebook Central (EBC).

Interface simplificada e mais moderna; possibilidade de transferir capítulos de livros DRM (Gestão de Direitos Digitais); fazer marcações e citações em livros; e baixar livros completos em PDF. Estas são algumas das vantagens e praticidade oferecidas pela mudança de plataforma.

Em entrevista à Agência de Notícias (AgN) da UFPB a Assistente Administrativa da Divisão de Serviço ao Usuário da Biblioteca Central (BC) da UFPB, Barbara Priscila Moreira de Melo, informou que existem links direcionando o usuário ao guia rápido de utilização, vídeos tutoriais e calendário de treinamentos virtuais.

Ela adiantou que a qualquer tempo o usuário que possuir dúvidas sobre esta mudança de plataformas poderá entrar em contato com a Biblioteca Central através de seus diversos meios de comunicação para esclarecimentos.

No mês de novembro, a Biblioteca vai oferecer um treinamento presencial, antes, porém, local e data serão informados. A BC/UFPB funciona das 7h às 22h. Telefones: (83) 3209-8215 /3216-7105

AgN/UFPB: Desde o dia 11 de outubro a Biblioteca Digital Ebrary migrou para a plataforma Ebook Central (EBC), o que significa essa mudança para o usuário da BC Virtual/UFPB?

BÁRBARA MELO: Em termos práticos, essa mudança de plataformas significa: Interface simplificada e mais moderna; Leitor online intuitivo com uma homepage renovada de busca e Seção Minha Estante; Possibilidade de fazer marcações e citações nos livros; Possibilidade de transferir capítulos de livros DRM (Gestão de Direitos Digitais) e baixar livros completos.

AgN/UFPB: Quais as diferenças e/ou vantagens e desvantagens existentes entre os dois sistemas (Ebrary e Ebook)?

BÁRBARA MELO: A respeito das diferenças entre as plataformas, destacam-se, para os usuários, a possibilidade de efetuar buscas no texto por termos em capítulos baixados em formato PDF, a inclusão de filtros de pesquisa na página de resultados e limite maior para o número de páginas que podem ser copiadas e impressas dos e-books.

AgN/UFPB: Como o usuário deve proceder para ter acesso à plataforma Ebook?

BÁRBARA MELO: Utilizando o link de acesso: https://ebookcentral.proquest.com/lib/bcufpb-ebooks. Para tanto, é necessário que o usuário entre no site da Biblioteca Central da UFPB, acesse a guia de Portais de Pesquisa e clique em Ebook Central (EBC) ou Ebrary, que o usuário será direcionado à plataforma da EBC. Uma vez na plataforma da EBC, o usuário poderá fazer uso do acervo com os mesmos login e senha cadastrados na Ebrary.

AgN/UFPB: Serão oferecidos treinamentos presenciais ou online para os usuários, para que eles aprendam a trabalhar com essa ferramenta?

BÁRBARA MELO: No site da Proquest, é possível verificar o calendário de treinamentos em inglês, com diversas datas. Para os usuários que desejam participar dos treinamentos virtuais, os próximos estão marcados para os dias 30 deste mês, às 19h e 31 deste mês, às 10h e às 14h, através da ferramenta Webex. Treinamentos presenciais serão agendados para o final de  novembro, as datas e horários serão divulgados na página da Biblioteca Central e em suas redes sociais.

AgN/UFPB: Atualmente, quantos usuários estão cadastrados na Biblioteca Virtual da UFPB e desse total quantos discentes, docentes e técnicos?

BÁRBARA MELO: Não dispomos dessa informação.

AgN/UFPB: Já existe algum link com algumas dicas informando como trabalhar com esse aplicativo?

BÁRBARA MELO: Sim. Na página da Biblioteca Central é possível acessar links que direcionam o usuário ao guia rápido de utilização, vídeos tutoriais e calendário de treinamentos virtuais.

Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral