UFPB cria Centro de Biotecnologia no Campus de João Pessoa

O CBiotec vai funcionar com a estrutura física do antigo LTF e também com um prédio de 5 pavimentos totalizando aproximadamente 3 mil metros quadrados

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) conta agora com um novo centro de ensino no campus I, em João Pessoa. Trata-se do Centro de Biotecnologia (CBiotec) que, segundo o seu Diretor, professor Valdir de Andrade Braga, “oferecerá o curso de Graduação em Biotecnologia e os cursos de Pós-Graduação em Biotecnologia (Doutorado - RENORBIO/UFPB) e o Programa Multicêntrico em Ciências Fisiológicas da Sociedade Brasileira de Fisiologia (Mestrado e Doutorado)".

Em entrevista, o Diretor do CBiotec falou sobre esse novo empreendimento da UFPB:

AN- Quando e por quem foi criado o CBiotec?

Diretor- O Centro de Biotecnologia da UFPB foi criado em agosto de 2011 pelo Conselho Universitário (Consuni). Sua criação partiu da iniciativa visionária do Reitor da UFPB, professor  Romulo Soares Polari, o qual elevou ao status de centro acadêmico o antigo Laboratório de Tecnologia Farmacêutica, até então um órgão suplementar vinculado a reitoria. Para a criação, o professor  Polari nomeou uma comissão de assessoramento para propor o projeto do novo centro, composta pelos professores Valdir de Andrade Braga (Centro de Ciências Agrárias - CCA), Demetrius Antônio Machado de Araújo (Centro de Ciências Exatas e da Natureza - CCEN), Fabíola da Cruz Nunes Braga (CCA), Sandra Rodrigues Mascarenhas (Centro de Ciências da Saúde - CCS) e Eduardo Jesus de Oliveira (CCS).

AN- Qual a finalidade desse novo Centro?

Diretor - O Centro de Biotecnologia vem a atender uma carência nacional que é formar profissionais que possam contribuir para o desenvolvimento de Biotecnologias voltadas para a saúde, indústria e agropecuária.

AN- Qual a estrutura física do CBiotec?

Diretor - O Centro de Biotecnologia conta com a estrutura física do antigo LTF e também com um prédio de 5 pavimentos totalizando aproximadamente 3 mil metros quadrados que já teve suas obras iniciadas.

AN - Qual a estrutura docente do CBiotec?

Diretor - O CBiotec contará com 11 docentes até o meio de 2012, dos 22 docentes previstos no projeto. Destes docentes, 10 possuem doutorado, sendo que 5 deles já são Bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Portanto, o centro inicia suas atividades com profissionais altamente qualificados.

AN - Quantos e quais cursos serão ministrados no CBiotec?

Diretor- Inicialmente o centro de Biotecnologia oferecerá o curso de Graduação em Biotecnologia e os cursos de Pós-Graduação em Biotecnologia (Doutorado - RENORBIO/UFPB) e o Programa Multicêntrico em Ciências Fisiológicas da Sociedade Brasileira de Fisiologia (Mestrado e Doutorado). Nosso plano é de submeter ainda uma proposta para o Mestrado em Biotecnologia. Desse modo, o aluno que optar pela área de Biotecnologia poderá ter uma formação sólida nesta área desde a graduação até o doutorado.

AN- Quantas vagas estão sendo disponibilizadas nos cursos do CBiotec?

Diretor- Este ano serão oferecidas 70 vagas para o curso de graduação em Biotecnologia. O Doutorado em Biotecnologia selecionou 7 candidatos para 2012. A seleção do Mestrado e Doutorado em Ciências Fisiológicas está prevista para Dezembro de 2012.

Mais informações pelo telefone (83) 3216 7173.

Agência de Notícias da UFPB - Fernando Caldeira