Prodema/UFPB realiza minicurso e firma parceria para edição especial da revista Gaia Scientia

O coordenador do Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Reinaldo Lucena, ministrará o minicurso "Etnociências e Populações Tradicionais", sobre práticas de agricultores quilombolas e indígenas que inspiram sobre o uso e a conservação da biodiversidade, com foco no Semiárido paraibano.

O workshop será realizado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), campus Sumé da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no dia 26 de outubro, das 14 às 16h. As inscrições podem ser realizadas neste link. A iniciativa faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Cariri Paraibano.

A Semana é organizada, no CDSA, pelo Laboratório de Ecologia e Botânica (LAEB) e pelo Grupo CNPq de Pesquisa, Conservação Ecossistêmica e Recuperação de Áreas Degradadas (CERDES), sob a coordenação geral de Alecksandra Vieira de Lacerda.

Parceria

Foi a professora Alecksandra Lacerda quem fez o convite a Reinaldo Lucena para a realização do minicurso. O docente, que é também o editor-chefe da revista científica Gaia Scientia do Prodema, propôs, por sua vez, parceria para a próxima edição da publicação.

"A ideia é produzir um número especial da Gaia Scientia, a fim de publicar trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no CDSA em torno da Biologia da Conservação, área de estudo interdisciplinar focada na proteção das espécies, de seus habitats e de ecossistemas", disse o professor.

A Revista Gaia Scientia tem classificação B1 no Qualis Capes, na área das Ciências Ambientais, e é editada em fluxo contínuo pelo Prodema/UFPB. Destina-se à divulgação de artigos técnico-científicos originais e inéditos, resultados de pesquisas ou significativos para a área, e artigos de revisão (a convite do editor-chefe) nos diferentes ramos das Ciências que contemplem estudos teóricos e aplicados de Biodiversidade: Agrárias, Ambientais, Exatas, Humanas, Educação, Etnobiologia, Etnoecologia e Saúde. A Gaia Scientia, a partir deste ano, inclusive, passou a ser publicada trimestralmente, além das edições temáticas.

ACS | Pedro Paz