IV Feira de Engenharia Elétrica da UFPB ocorre neste final de semana

O Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove a IV Feira de Engenharia Elétrica em 21 e 22 de outubro, das 14 às 20h, no 2° piso do Mangabeira Shopping, em João Pessoa. Estão em competição 32 projetos elaborados por estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada, orientados por graduandos do curso de Engenharia Elétrica. Outros 140 estudantes se inscreveram para prestigiar o evento.

“Esta feira é um projeto, resultante de uma chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que busca fomentar a escolha de alunos do Ensino Médio para desenvolverem projetos com a ajuda de graduandos das áreas de engenharia ou tecnológicas. Uma das propostas é um sistema de automação residencial para cegos e surdos, no qual a casa conversa com o usuário, a fim de atender às suas necessidades específicas”, explica o vice-diretor do CEAR Euler Macedo, um dos coordenadores do projeto.

As equipes participantes são formadas por até três integrantes, coordenadas por até dois graduandos do curso de Engenharia Elétrica, e seus projetos se inserem nas linhas de pesquisa de Robótica, Eletrônica, Domótica (Automação Residencial) e Tecnologias Sustentáveis.

Os melhores trabalhos, julgados pelo público e por uma comissão técnica de professores da UFPB, receberão bolsas remuneradas de iniciação científica júnior do CNPq, com duração de 12 meses, e outros prêmios, entre eles, livros e computadores para auxiliar na continuação das pesquisas. Todos os competidores receberão certificados de participação.

ACS | Pedro Paz