Presidente do Tribunal de Contas da Paraíba visita Lavid/CI

O Núcleo de Pesquisa e Extensão- Lavid do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) estão firmando parceria para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que possibilitem aos cidadãos exercerem um melhor acompanhamento das ações administrativas dos gestores municipais e estaduais, de modo a contribuir com o órgão na fiscalização e controle dos gastos públicos.

O primeiro encontro visando a formalização de uma cooperação técnico-científica entre o Núcleo Lavid e o TCE foi realizado na segunda-feira (23), durante visita do presidente da Corte, André Carlo Pontes, e o auditor Aguinaldo Macêdo Filho, à direção do CI e aos laboratórios do Lavid. Eles foram recebidos pelo vice-diretor do Centro, Lucídio Cabral, e pelos professores Raoni Kulesza e Tiago Maritan, coordenadores do Lavid.

Na ocasião, o presidente do TCE-PB afirmou que uma das premissas da sua gestão, iniciada em março deste ano, é dotar o Tribunal de uma infraestrutura tecnológica que assegure cada vez mais transparência na divulgação de todas as análises das contas públicas e que, ao mesmo tempo, permita aos paraibanos maior interação com o órgão para elogiar as boas condutas administrativas ou denunciar governantes por práticas de corrupção.

Dentre as ações que objetivam ampliar o acesso do cidadão àquela casa, por meio das novas tecnologias, o conselheiro citou o Memorial do TCE-PB, com registros históricos da Corte, que já está em funcionamento na sede, em Jaguaribe, mas que será modernizado com a incorporação de recursos multimídia de última geração, a exemplo de telas com imagens em alta resolução e o uso de óculos de realidade virtual para facultar aos visitantes novas possibilidades de imersão nos conteúdos disponibilizados.

A equipe do Núcleo Lavid deverá contribuir na formatação da nova versão do Memorial do TCE-PB, através do desenvolvimento de tecnologias digitais que incrementem a interatividade e contemplem recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Outra contribuição da equipe de pesquisadores do Lavid será a criação de um aplicativo para celular que vai estreitar os laços do cidadão com o TCE-PB. Através dessa ferramenta, que vai incorporar funcionalidades do “Programa Você”, os paraibanos terão um canal de comunicação em tempo real com auditores e conselheiros do TCE-PB, podendo enviar textos, fotos, áudios e vídeos sobre desmandos administrativos nas esferas municipal e estadual.

Antes de visitar as instalações do Lavid, o presidente do TCE-PB reuniu-se com o vice-diretor do CI. Na oportunidade, Lucídio Cabral ressaltou que o Centro vem se destacando pelo pioneirismo, inovação e alta produtividade em áreas da Computação, formando profissionais que são incorporados aos quadros de grandes empresas nacionais e multinacionais. Ele ressaltou, ainda, que muitos alunos egressos dos cursos de graduação e pós-graduação do CI são hoje pesquisadores de alto nível na UFPB e em outros importantes centros de pesquisas.

PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL

No Lavid, o presidente do TCE, André Carlo Pontes, e o auditor Aguinaldo Macêdo Filho tiveram a oportunidade de conhecer e interagir com diversos aplicativos para TV digital, cinema, celular e outras plataformas criados pela equipe do Núcleo.

Uma das ferramentas apresentadas aos representantes do TCE-PB é o VLibras, um conjunto de aplicativos para surdos que melhora a comunicação de 10 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência auditiva. O VLibras consegue identificar 11 mil códigos [sinais] diferentes e traduz textos, áudios e vídeos do português para Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Essa plataforma já está disponível, gratuitamente, em 1.500 portais do serviço público.

Outro importante projeto de inclusão digital apresentado aos visitantes é a plataforma criada para o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) que, através da TV digital, exibe uma programação interativa para 14 milhões de beneficiários do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único.   Esses conteúdos são oferecidos em todas as cidades onde o Governo Federal já realizou o desligamento do sinal analógico. Na Paraíba, o encerramento das transmissões analógicas está programado para o próximo ano.

O portfólio do Lavid também inclui pesquisas já consolidadas e conteúdos desenvolvidos em Telemedicina, cinema na resolução ultra HD, de audiodescrição para cegos, além de plataformas na área de cultura que foram adotadas durante as últimas olimpíadas.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Assessoria de Comunicação do CI