WebMedia 2017 premia alunos do Lavid/Centro de Informática

Dois artigos apresentados por estudantes do Núcleo de Pesquisa e Extensão - Lavid do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no “XXIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia)” foram classificados entre os melhores do evento, realizado de 17 a 20, deste mês, em Gramado (RS).

O estudante Vinícius Matheus Veríssimo, do curso de Ciência da Computação, recebeu "menção honrosa" na trilha principal do WebMedia.

Ele assegurou lugar dentre os três melhores trabalhos apresentados durante o simpósio com o artigo "A Flexible Architecture for Building Ruled-Based Text-to-Gloss Machine Translators" , que trata do aplicativo "OpenSigns", atualmente desenvolvido pela equipe do Lavid e cuja proposta é expandir o VLibras para permitir que ele faça tradução automática para línguas de sinais de outros países.

A equipe que conduz a pesquisa e que também assina o artigo é integrada pelos pesquisadores Manuella AschoffRostand CostaTiago Maritan e pelos estudantes Suanny Vieira e Alexandre Santos, do curso de Engenharia da Computação.

O artigo da estudante Luana Reis, do curso de Ciência da Computação, foi indicado entre os três melhores do Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica (WTIC) do WebMedia.

Intitulada "Avaliação de Usabilidade do Aplicativo VLibras-Móvel com Usuários Surdos ", a pesquisa apresenta um caso prático de teste de usabilidade e avaliação de experiência do usuário com a aplicação móvel VLibras, uma Tecnologia de Assistência para usuários surdos.

A avaliação foi realizada com cinco usuários surdos, alfabetizados em Libras. Os resultados indicam uma boa aceitação da versão móvel do VLibras, mas também apontaram a necessidade de fazer alguns ajustes na interface para melhorar a compreensão de elementos textuais.

Além de Luana Reis, participam da pesquisa e assinam o artigo a estudante Maria Dayane, do curso de Ciência da Computação, e Angelina Sales , recém-formada em Ciência da Computação. Constam na coautoria os professores Tiago Maritan e Yuska Paola Costa Aguiar, do curso de Licenciatura em Computação do campus IV da UFPB.

Mais sobre o WebMedia no link: http://www2.sbc.org.br/ce-webmedia/wp/pt/apresentacao/

Agência de Notícias da UFPB