Curso em Engenharia de Energias Renováveis inicia seleção

O Processo está sendo realizado através da reopção de curso, dentre os candidatos aprovados, mas não classificados no PSS 2012 da UFPB

Encontra-se em Edital específico da Comissão Permanente do Concurso Vestibular (COPERVE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Processo Seletivo Seriado (PSS 2012 – Edital de reopção), a seleção para alunos que desejam fazer o Curso de Bacharelado em Engenharia de Energias Renováveis neste primeiro semestre de 2012.

Os interessados devem consultar a página da Coperve http://www.coperve.ufpb.br/, onde o edital específico pode ser consultado.

De acordo com o professor Marco Antônio Wanderley Cavalcanti, Coordenador, “o Curso de Bacharelado em Engenharia de Energias Renováveis prepara os alunos para os desafios da concepção, da promoção e da implementação da participação das energias renováveis na matriz energética mundial e em consonância com a rápida mudança da sociedade relacionadas com a indústria da energia”.

Em entrevista, ele abordou vários aspectos relacionados ao curso.

AN- Quando começa o curso?

Coordenador- O curso seguirá o calendário letivo normal da UFPB, para o Campus I, com pequena defasagem de dias em virtude do cadastramento dos aprovados no processo seletivo.

AN- Quantas vagas serão disponibilizadas?

Coordenador - Foram disponibilizadas 80 vagas para o ano de 2012, sendo 40 vagas por semestre letivo.

AN– Como será feita a seleção dos alunos?

Coordenador - A seleção está sendo efetuada mediante processo de reopção de curso, dentre os candidatos aprovados, mas não classificados no PSS2012, após a chamada da 2ª lista, conforme Resolução N 01/2012-CONSEPE. As inscrições ocorreram entre os dias 23 e 26 de fevereiro de 2012 e o resultado será divulgado nesta sexta-feira (2), a partir das 17h, no site da COPERVE.

AN - Qual a duração do curso?

Coordenador - O curso tem duração mínima de 4,5 anos.

AN –Qual a estrutura do corpo docente do curso?

Coordenador - O curso de bacharelado em Engenharia de Energias Renováveis foi criado sob a responsabilidade do Centro de Energias Alternativas e Renováveis, que dispões de dois departamentos; o Departamento de Engenharia Elétrica - DEE e o Departamento de Engenharia de Energias Renováveis - DEER. Estes departamentos são constituídos na grande maioria por professores com formação em nível de doutorado e são responsáveis pela maioria das disciplinas do curso, que está estruturado em três (03) núcleos: Básico, Profissional e Complementar Específico. Outros departamentos da UFPB também estão envolvidos na oferta de disciplinas do curso, notadamente, departamentos do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), como Matemática, Física e Química. Além de professores com formação em Energia Térmica e Fluidos, o DEER contará com outros professores que serão contratados mediante concurso público, alguns dos quais se encontram em andamento.

AN – Com que tipos de energias renováveis os alunos trabalharão?

Coordenador - Dentre as energias renováveis, os estudantes receberão formação e desenvolverão competências e habilidades para atuar em energia solar (térmica e fotovoltáica), energia eólica, biomassa e biocombustíveis, células combustíveis, energia hidroelétrica, racionalidade e eficiência energética, podendo ainda, abranger a energia geotérmica, maremotriz e das ondas.

AN - Quais as instalações físicas do Centro de Energias Alternativas e Renováveis?

Coordenador - Além das instalações atuais existentes na UFPB, novas instalações estão sendo construídas para atender ao novo centro (CEAR) e curso, bem como estão sendo adquiridos equipamentos para os laboratórios didáticos necessários. A criação do CEAR e do curso de Engenharia de Energias Renováveis representa um grande avanço na história da Instituição e a consolidação de um sonho nascido com a criação do Laboratório de Energia Solar como um Orgão Suplementar da UFPB, na década de 1970.

Informações no Centro de Energias Alternativas e Renováveis (Laboratório de Energia Solar) pelos telefones (83) 3216-7127 e (83) 3216-7268.

Agência de Notícias da UFPB - Fernando Caldeira