Prodema/UFPB seleciona para Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente

O Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) seleciona candidatos para os cursos de mestrado profissional e doutorado.

Para o mestrado, são oferecidas 15 vagas na área de concentração Gerenciamento Ambiental, em quatro linhas de pesquisa: Conservação da Biodiversidade, Sociodiversidade e Etnoecologia; Tecnologias Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável; Indicadores Ambientais, Qualidade de Vida e Desenvolvimento Sustentável; e Gestão Sustentável em Meios Aquáticos e Recursos Hídricos. O início das aulas está previsto para o primeiro semestre de 2018.

As inscrições ocorrerão de 1° a 9 de novembro e todo processo deverá ser realizado pelo SIGAA. O edital informa os pré-requisitos, condições e procedimentos para concorrer às vagas.

A seleção será baseada em provas, de caráter eliminatório, primeiro de proficiência em inglês e depois de conhecimentos gerais e específicos. A terceira etapa do processo seletivo será a análise de currículo, de caráter classificatório. Os resultados finais serão disponibilizados em 22 de dezembro.

Doutorado

Para o doutorado, serão ofertadas até 76 vagas no conjunto das instituições associadas à rede Prodema: Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fundação Universidade Federal de Sergipe (FUFS) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Conforme previsto em edital, na UFPB serão oferecidas até nove vagas, na área de concentração Desenvolvimento e Meio Ambiente e nas linhas de pesquisa: Relações Sociedade-Natureza e Sustentabilidade; Planejamento, Gestão e Políticas Socioambientais; e Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável.

O período para inscrições é de 8 a 17 de novembro e todo processo também deverá ser realizado pelo SIGAA. A seleção prevê análise de projeto de pesquisa e prova de língua estrangeira, ambas de caráter eliminatório. Na etapa seguinte, candidatos pré-selecionados deverão apresentar o projeto de pesquisa e será feita a análise do curriculum (plataforma Lattes do CNPq) comprovado. Os resultados finais serão divulgados em 8 de janeiro.

ACS | Pedro Paz