UFPB vai monitorar ensino e inserção dos alunos no mercado de trabalho

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai monitorar seus 118 cursos de graduação em relação à inserção dos egressos no mercado de trabalho. O Observatório de Dados de Graduação (ODG), nova unidade organizacional da assessoria do gabinete da Pró-Reitoria de Graduação, foi lançado na tarde da última quinta-feira, dia 26 de outubro, no auditório Milton Paiva, no prédio da reitoria, campus I, em João Pessoa. Cerca de 80 docentes e técnico-administrativos acompanharam a apresentação.

A ideia fundamental do Observatório é produzir informações, a partir do cruzamento de dados levantados pela instituição, com o intuito de auxiliar na tomada de decisões, sobretudo com relação a políticas educacionais e pedagógicas, a fim de modernizar a gestão. A ferramenta a ser utilizada está em fase de licenciamento.

Serão analisados dados sobre diplomação, retenção e evasão de estudantes; avaliação dos professores pelos alunos; informações sobre o trabalho e o desempenho dos docentes; percentuais de aprovados e reprovados por turma e disciplina; percentuais de orientandos e estagiários graduados; e a avaliação do egresso.

Com essas informações, será possível, por exemplo, discutir alternativas para o aprimoramento da formação de graduação e desenvolver inovações na gestão de dados e nas atividades de apoio à formação acadêmica.

Do mesmo modo, será viável produzir relatórios ou estudos que sinalizem tendências na inserção dos alunos no mercado de trabalho. Assim, a UFPB poderá elaborar políticas que facilitem esse processo.

“Desejamos, com essas informações, fazer um planejamento de curto, médio e longo prazos, fomentar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), consolidar e dar consistência aos dados que nossos 16 Centros produzem, que são muitos. Assim, teremos como criar corresponsabilidade entre gestão e sala de aula”, explica a pró-reitora de graduação da UFPB Ariane Sá.

Inserção profissional dos formados

O Laboratório de Estudos em Microeconomia Aplicada (LEMA) da UFPB, coordenado pelos pesquisadores Aléssio Almeida, Ignácio Tavares Júnior e Hilton Ramalho, vem acompanhando a inserção profissional dos estudantes que se formam pela UFPB, em cursos de graduação presenciais e a distância, mediante o desenvolvimento de indicadores, entre eles, qualidade da ocupação, migração, rotatividade, empreendedorismo e rendimento, que serão disponibilizados em breve.

Os principais objetivos desse acompanhamento são identificar os benefícios sociais da UFPB para o crescimento e desenvolvimento do estado da Paraíba, auxiliar na adequação curricular e em possíveis atualizações nos planos políticos pedagógicos dos cursos e dar transparência aos resultados da instituição na formação educacional e na inserção ocupacional dos discentes.

Foram analisados dados de 2000 a 2013, referentes aos quase 29 mil estudantes formados, de todos os cursos e campi. Essas informações foram confrontadas com os da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), instrumento de coleta de dados para a gestão governamental do setor do trabalho, de 2000 a 2014. Confira abaixo:

Perfil dos Estudantes da UFPB

Sexo: 59,8% mulheres

Idade no ingresso: 22,7 anos

Idade na conclusão: 27,1 anos

Tempo de conclusão: 4,5 anos

Rendimento acadêmico: 8

Taxa de conclusão: 52,6%

Renda mensal média (em 2014): R$ 4.887,49

Taxa de ocupação (em 2014): 71,4%

Principais ocupações (em 2014): Assistente administrativo (10,34%), Dirigente do serviço público estadual e distrital (8,57%), Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio (3,41%), Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (3,16%) e Enfermeiro (2,78%).

Emprego por atividade: Serviços (88%), Comércio (6%) e Indústria (5%).

ACS | Pedro Paz