Docentes da UFPB são finalistas em conferência internacional sobre sustentabilidade

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Reconhecimento internacional. Essa é a sensação dos professores Mônica Carvalho e Raphael Abrahão, ambos do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da UFPB, pela indicação de sua pesquisa em conferência realizada nos EUA. Os professores, bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq, foram finalistas do evento da AASHE (Associação para Avanço da Sustentabilidade na Educação Superior, em tradução livre para o português), com uma pesquisa em sustentabilidade aplicada ao campus I da UFPB, escolhida como a melhor de 2017.

 

“A AASHE é uma associação que empodera docentes, discentes e funcionários de instituições de ensino superior para serem incentivadores dos processos de inovação na sustentabilidade. Considerando a missão do CEAR, que foca no desenvolvimento tecnológico e científico comprometidos com soluções energeticamente mais eficientes, o reconhecimento dos nossos esforços, pela AASHE, possui grande impacto, e demonstra que nossa pesquisa vem chamando atenção”, afirma Raphael Abrahão.

 

Para a escolha dos finalistas, foram avaliados o impacto geral do projeto, a inovação, o envolvimento das partes interessadas e a clareza, entre outros critérios. As categorias abarcam o reconhecimento a iniciativas de sustentabilidade em diferentes campos, no âmbito de projetos de graduação, de pós-graduação e de trabalhos científicos publicados.

 

Os docentes do CEAR foram selecionados nesse último grupo. “Dentro da categoria de trabalhos publicados, na qual fomos finalistas, não há submissão de proposta para premiação. Os trabalhos são nomeados entre os que mais se destacaram no ano em questão. Para nós, foi uma surpresa, primeiro, por sermos nomeados entre todos os artigos científicos publicados em 2017 e, depois, por sermos votados como finalistas. Nesta categoria, os finalistas já são os ganhadores”, explica Mônica Carvalho.

 

A conferência final foi realizada em 15 de outubro, em San Antônio, Texas, Estados Unidos.

Fonte: 
ACS | Lis Lemos. Fotografia fornecida pelos docentes.
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