Professora do Campus IV da UFPB lança livro em Recife

Desenvolvimento Sustentável em Análise, que tem como uma das autoras, Maria Luzitana, faz uma reflexão sobre questão ambiental no Brasil e no mundo

A professora Maria Luzitana Conceição dos Santos, do curso de Secretariado Executivo Bilíngue, do Centro de Ciências Aplicadas e Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus IV – Litoral Norte, lança nesta sexta-feira (2), às 18h, na Livraria Jaqueira, no Recife, o livro Desenvolvimento Sustentável em Análise.  O livro é fruto de ação empreendedora dos mestres do programa de Gestão de Desenvolvimento Local Sustentável da Universidade de Pernambuco (UPE).

Segundo uma das autoras do livro, a professora Luzitana, a obra traz vários temas de reflexão sobre uma das maiores preocupações mundial - a questão ambiental, tanto no Brasil quanto no mundo. No ano de 2006, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) recomendou a implantação de uma pós-graduação stricto sensu na Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP), da Universidade de Pernambuco (UPE), para formação de profissionais de áreas diversas, com vistas aos estudos do Desenvolvimento Local Sustentável (DLS). Alcançava-se naquele ano a meta de um grupo de professores que haviam idealizado o projeto de criação do Mestrado Profissional em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável (GDLS).

Desenvolvimento Sustentável em Análisefaz prevalecer uma característica marcante desse novo ramo do conhecimento, que é a multidisciplinaridade. Seus autores discutem teorias, apresentam estudos de caso e trazem informações preciosas sob as mais diversas óticas em torno da temática da sustentabilidade, agregando nos artigos i visões relacionadas às suas experiências profissionais, que se unem aos conhecimentos que a academia lhes propiciou.

O livro é composto por dezesseis artigos de diversos autores e traz abordagens instigantes, contemplando temas variados de uma visão holística. Alguns fazem estudos locais ou mesmo institucionais, mas, por sua riqueza de informações, permite-se uma reflexão para além do local e dos sujeitos pesquisados.

Para Maria Luzitana, “o livro objetiva contribuir com aqueles que pretendem enriquecer seus conhecimentos, discutir variados temas no âmbito do desenvolvimento sustentável e fortalecer este novo modelo que valoriza a vida em todas as suas formas, permitindo a sua perenidade no Planeta Terra”.

Contato através do telefone: (83) 8163-2535.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do Centro de Ciências Aplicadas e Educação - Campus IV