Encontro multidisciplinar aborda os problemas relacionados ao zumbido

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Audição, Equilíbrio e Zumbido (GEPAEZ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está organizando um evento multidisciplinar para debater sobre o tema do zumbido. Trata-se do “II Encontro Multidisciplinar sobre zumbido”, que será realizado no dia 17 deste mês, das 8h às 18h, no auditório do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (CCS/UFPB), Campus de João Pessoa.

O zumbido é um sintoma que acomete, em média, 15% da população. E no munícipio de João Pessoa já tem mais de 200 pessoas sendo atendidas pelo serviço de extensão universitária.

O evento contará com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pacientes e empresas colaboradoras. Serão realizadas palestras e mesas-redondas sobre temas conceituais sobre o sintoma, formas de tratamento e desafios a serem enfrentados. Ao final do evento haverá a doação de aparelhos auditivos para pacientes que foram atendidos na extensão do zumbido.

Às 17h acontecerá o coquetel de lançamento do e-book multidisciplinaridade a favor do zumbido, que aborda a forma de tratamento realizada pelo grupo de estudos e pesquisa, e os principais resultados encontrados.

8h - Credenciamento

8h30 - Abertura

9h - Palestra de abertura-videoconferência

Métodos avaliativos do zumbido (Profa. Dra. Fátima Branco-SP)

9h45 - Palestra 1

Abordagem centrada no paciente com zumbido (Dr. Islan Nascimento-HULW/ Profa. Dra. Marine Rosa-DepFono/UFPB)

10h15 - Coffee break

10h45 - Palestra 2

Zumbido e personalidade (Fga. Mariana Martins/Psic. Natália Almeida-UFPB)

11h15 - Mesa-redonda:

Zumbido e Cannabis (Profa. Dra. Katy Albuquerque DFP-UFPB/ Dr.Estácio Amaro –CCM/UFPB)

12h-14h - intervalo para o almoço

14h - Palestra 3

Atenção e Zumbido (Fga. Daviany Lima)

14h30 - Palestra 4

Acupuntura e zumbido (Dra. Mayra Freitas-HULW/ Fga. Larissa Hanna)

15h - Palestra 5

Fisioterapia e Zumbido (Ft. Layse Cabral/Ft. Teresa Carvalho)

15h30 - Caso clínico 1:

NUTRIÇÃO e Zumbido (Nut. Ms. Geovânia Menezes-CRAS/UFPB)

16h - Caso clínico 2:

NEUROMODULAÇÃO e Zumbido( Fga. Ms. Dayse Souza)

16h30 - Palestra 6

Terapia Notch e Zumbido (Fga. Nathália Lins-Menthel/PE)

17h - Coquetel de lançamento do e-book:

MULTIDISCIPLINARIDADE A FAVOR DO ZUMBIDO.

Inscrições pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScdZvj_suxNjX5oXakkQHwm6SGb6-gbFghK7tdVU79e8nnOfg/viewform?c=0&w=1.

Mais informações pelo correio eletrônico: mrdrosa@yahoo.com.br.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria