UFPB estuda cooperação acadêmica com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deve estabelecer, em breve, termo de cooperação com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), sediado em Barcelos, cidade da região norte de Portugal. Documento, com as finalidades da parceria, será elaborado para assinatura pelas instituições.

O convite partiu da presidente do IPCA Maria José Fernandes, que enviou carta à reitora Margareth Diniz, entregue pela professora de direito constitucional e ouvidora dos estudantes da instituição portuguesa Irene Portela. O documento foi acolhido no início da tarde de 9 de novembro, na presença da vice-reitora Bernardina Freire e dos professores do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPB Lorena Freitas e Enoque Feitosa.

Entre as colaborações previstas, estão convite para docentes da UFPB participarem do III Congresso de Direito Constitucional Internacional (III CONDIT), em 2018; parceria em curso de mestrado profissional a distância para gestores da área da Educação do Rio Grande do Norte e da Paraíba; intercâmbio de alunos de graduação; e regime de cotutela, que permite titulação para mestres e doutores nos dois países.

Essa foi a primeira vez que a docente Irene Portela esteve em João Pessoa. A visita foi proposta pelos professores Lorena e Enoque, devido aos interesses acadêmicos comuns. A pesquisadora portuguesa veio participar, no campus I, das atividades do VIII Encontro Nacional e V Encontro Internacional do GT Ética e Cidadania da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), de 8 a 10 de novembro; e também do Seminário “Direitos Sociais, Educação e Gestão Pública: em homenagem a Anísio Teixeira”, que ocorreu em 6 e 7 de novembro, na UFPB e na Unipê, em João Pessoa.

A UFPB participou da realização desses eventos, que foram financiados pelo Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

IPCA

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) é a mais jovem instituição de Ensino Superior pública de Portugal, criada em 19 de dezembro de 1994. No campus de Barcelos, é executada grande parte das atividades pedagógicas do instituto, como a oferta de cursos de licenciatura, de pós-graduação e de formações especializadas.

O IPCA oferece, ainda, Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) e ações de formação avançada e de curta duração nas cidades de Braga (desde 2014) e de Guimarães (desde 2015).

ACS | Pedro Paz