América Latina e África participam de curso de TV na UFPB

Representantes do Uruguai, Peru, Chile, Equador, Paraguai, Costa Rica e Angola serão capacitados na produção de conteúdos interativos usando o Ginga

O Laboratório de Aplicações em Vídeo Digital (Lavid) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Laboratório de Telemídia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) coordenam as atividades do Workshop TV Digital Interativa Ginga - JICA/ABC, que acontece a partir de hoje até (5) até o próximo dia 16,  em João Pessoa. O curso é destinado à capacitação de 20 profissionais da área de tecnologia.

O Workshop é promovido pelo Ministério das Comunicações, em parceria com a Japan International Cooperation Agency (JICA) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC). Esta é uma das estratégias do Governo Federal para expansão e popularização da tecnologia Ginga nos países da África, America Latina e Caribe.

Os participantes são representantes do Uruguai, Peru, Chile, Equador, Paraguai, Costa Rica e Angola. O objetivo é a formação destes profissionais na produção de conteúdos interativos usando o middleware brasileiro, Ginga (NCL e Java).

As atividades começaram nesta segunda-feira (5) no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPB com as presenças do representante do Ministério das Comunicações - Otavio Caixeta, do representante sênior da JICA - Ichiro Sato, do representante da ABC - Alisson Nascimento e do coordenador do Lavid - Guido Lemos.

As atividades do Workshop serão desenvolvidas no laboratório da Escola Superior de Redes (RNP) de João Pessoa, que se localiza no Campus I da UFPB. O curso é composto por duas partes: o desenvolvimento de aplicações em Ginga-Java e em Ginga-NCL. A primeira parte será ministrada pelos professores e pesquisadores do Lavid/UFPB. O ensino de aplicações interativas em Ginga-NCL será ministrado pelos professores e pesquisadores do Telemídia da PUC/RJ.

Os dois laboratórios foram os responsáveis pela criação da tecnologia que permite a interatividade na TV digital brasileira. Esta tecnologia de middleware é o padrão adotado pelo Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD).

Atualmente, o sistema nipo-brasileiro SBTVD é o padrão utilizado pelo Brasil e Japão. Este conta ainda com 11 adoções em países, como: Peru, Argentina, Chile, Venezuela, Equador, Costa Rica, Paraguai, Bolívia, Nicarágua, Uruguai e Filipinas. O SBTVD também conquistou reconhecimento na União Internacional de Telecomunicações (UIT), em 2010.

Mais informações pelo telefone - 55 83 3216-7093 Ramal 03.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Ascom do Lavid