Filme de professor da UFPB será exibido no Festival de Lyon

Bertrand Lira do Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba participa do evento, de 14 a 28 deste mês, com o “O Diário de Márcia”

No período de 14 a 28 de março será realizado 28º Festival do Cinema Ibérico e latino-americano de Lyon, França,com a participação de 35 filmes de ficção, documentários e animações de dez países diferentes como: Espanha, México, Colômbia, Venezuela, Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Brasil e Portugal.

Durante o festival será exibido o filme do professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba, Bertrand Lira, “O Diário de Márcia” que será exibido na Mostra “Regards: documentaires et reportages” (Olhares: documentários e reportagens).

Esta é a terceira vez que Bertrand mostra seu trabalho no festival. Nas versões anteriores foram exibidos “O senhor do engenho”, curta-metragem realizado em 2005; e “O rebeliado”, longa-metragem de 2009 sobre a estranha trajetória de um ex-travesti e sua conversão em pastor evangélico.

Produzido pela Cooperativa Filmes a Granel, que foi criada para viabilizar obras audiovisuais de baixíssimo orçamento, odocumentário de 20min de duração,teve o apoio do Sebrae-PB, Núcleo de Produção Digital (NPD-PB), Aliança Francesa e Pigmento Cinematográfico. Com este filme, Bertrand finaliza sua trilogia sobre a intolerância sexual iniciada com os documentários “Homens” (2008), co-dirigido com a capixaba Lúcia Caus, e “O Rebeliado”, seu primeiro longa-metragem, patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC), que foramexibidos no 3º Thessaloniki International Lgbt Short Film Festival e o 13º Long Film Tributes -que aconteceramsimultaneamente em maio do ano passado na cidade de Tessalonika, na Grécia.

O documentário “O Diário de Márcia” conta a história de Márcia Gadelha, transexual paraibana, 46 anos, pedagoga e cerimonialista da Câmara Municipal de João Pessoa. A partir do ponto de vista da própria protagonista, documenta sua história utilizando uma narrativa em tom intimista nos moldes de um diário, em primeira pessoa, onde Márcia “faz anotações” de momentos importantes de sua existência: a infância, a adolescência e a fase adulta.

No próximo dia 12, Bertrand inicia as filmagens do seu primeiro curta de ficção (“Na poeira”, baseado no conto “A poeira dos pequenos segredos”, de Geraldo Maciel). Será rodado na zona rural do Congo (PB), com o apoio da prefeitura da cidade, onde serão feitas as locações. É um projeto do produtor Heleno Bernardo aprovado pelo FMC.

Mais informações do festival na página:http://www.lesreflets-cinema.com/regards.php.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria