Pró-Multiplicar UFPB realizará 4 treinamentos em 2012

Programa objetiva capacitar estudantes da UFPB para melhor uso do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Em 2012 a Biblioteca Central da UFPB prevê realizar quatro treinamentos dentro do programa Pró-Multiplicar UFPB, do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A informação é da bibliotecária Mônica Paiva, responsável pelo Pró-Multiplicar UFPB. Ela contou que o primeiro treinamento desse semestre está em fase de elaboração e deve acontecer na primeira quinzena de abril.

O objetivo desse primeiro treinamento é capacitar mais alunos da Pós-Graduação para o uso do portal de periódicos da Capes. “Isso aumentará o corpo de multiplicadores já existente na UFPB para que nos treinamentos seguintes possamos expandir para a graduação e assim capacitar um maior número de alunos na UFPB”, ressaltou Mônica Paiva, que também é helpdesk do Portal da Capes na região Nordeste.

O treinamento Pró-Multiplicar UFPB vem rendendo bons frutos à instituição desde a sua realização, em setembro de 2011. Isso porque, logo no mês seguinte, em outubro de 2011, alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Solo (PPGCS), do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFPB, Campus de Areia, multiplicaram seus conhecimentos promovendo treinamento com alunos daquele centro durante a 8ª Semana Nacional de Ciência e  Tecnologia.

No Centro de Tecnologia da UFPB (CT), alunas do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGTA), que também participaram do Pró-Multiplicar da UFPB, realizaram treinamento com duas turmas de mestrado do referido programa em dezembro de 2011.

Lançado em 2008, o Pró-Multiplicar UFPB capacita alunos bolsistas da Capes dos cursos de mestrado e doutorado das instituições credenciadas ao Portal, além de habilitá-los para que atuem como monitores e multiplicadores na divulgação do Portal de Periódicos no âmbito da instituição. O Pró-Multiplicar UFPB é coordenado pela professora Edilene Galdino,  do Departamento de Ciência da Informação. O telefone é o (83)3216-7691.

Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho