Sebrae deverá oferecer formação em empreendedorismo para alunos e docentes do CI

A direção do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deverá formalizar uma parceria com o Sebrae/PB visando oferecer capacitação em empreendedorismo para professores e estudantes.

O assunto começou a ser discutido, na manhã desta segunda-feira (5), com a assessora de Comunicação e Marketing do Sebrae, Renata Avelino, que foi recebida pelo diretor do CI, Hamilton Soares, e o vice-diretor, Lucídio Cabral, após proferir a palestra de abertura da “18ª Semana da Computação”, abordando o tema "Empreendedorismo que transforma".

Nesse primeiro contato, a diretoria do CI solicitou o agendamento de um encontro com a direção do Sebrae/PB com a finalidade de estabelecer um acordo ou termo de adesão que possibilite aos alunos e docentes o acesso à educação empreendedora, que está ganhando cada vez mais relevância no contexto do ensino formal, principalmente nas universidades .

Na abertura da “18ª Semana da Computação”, Renata Avelino, apresentou aos alunos que estão ingressando na universidade um panorama das linhas de atuação do Sebrae/PB, destacando as ações voltadas à formação de novos empreendedores e a importância de a educação superior inspirar e potencializar o universitário para a inovação.

Inovar, segundo ela, é também fazer algo que já existe, mas de forma diferente. "Quem inova tem mais chances de permanecer no mercado", completou.

Ressaltou que a geração atual de estudantes deve estar preparada para um ambiente profissional onde a flexibilidade, capacidade de iniciativa e adaptação às mudanças são fundamentais para o êxito.

Conforme observou, a educação empreendedora está ocupando posição estratégica na conjuntura atual e, portanto, torna-se urgente desenvolver estratégias para ampliar o número de universitários que optam por criar empresas inovadoras, transformando os segmentos em que atuam, gerando empregos e o crescimento da economia em nível regional e nacional.

Renata Avelino informou, ainda, que além da possibilidade de aprender a empreender, através de cursos disponibilizados pelo Sebrae/PB, também há oferta de estágios para graduandos,em algumas áreas do conhecimento. Para participar da seleção, o primeiro passo é deixar o currículo no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e no Instituto de Estudos Empresariais (IEE). O Sebrae faz a busca de estagiários, através dessas organizações.

BOAS-VINDAS AOS FERAS

Antes da palestra de abertura, às 8h30, o diretor do CI, Hamilton Soares, deu as boas-vindas aos feras e fez uma explanação sobre o funcionamento da instituição de ensino, o papel das pró-reitorias, a estrutura administrativa, os sistemas de avaliação. Explicou quais os direitos e deveres do alunado e suas representações em órgãos colegiados da universidade.

O evento está sendo organizado pelos alunos do Centro que integram o Programa de Educação Tutorial (PET) e será encerrado na sexta-feira (9). As inscrições são gratuitas e toda a programação pode ser vista no link:https://imgur.com/a/YIdRo.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Ascom do CI