Pesquisadores da UFPB poderão realizar cursos e projetos na Universidade Livre de Bruxelas

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) poderão realizar cursos e desenvolver projetos em parceria com a Universidade Livre de Bruxelas (ULB), na Bélgica, devido a Acordo Internacional Geral de Cooperação entre as duas instituições, a ser assinado em breve.

“Só falta providenciar os documentos para efetivar esta nova parceria internacional. Alunos, professores e técnico-administrativos de todos os campi poderão usufruir do convênio”, garante o diretor do Centro de Ciências Médicas (CCM/UFPB), Eduardo Sérgio Soares Sousa, um dos articuladores.

A cooperação internacional entre as instituições foi tratada durante visita da professora da ULB Karen François à reitora Margareth Diniz, realizada no final da tarde de 20 de fevereiro, no campus I da UFPB, em João Pessoa. “A professora levará a proposta do convênio para ser assinada pela reitora da ULB, Caroline Pauwels, enquanto Margareth Diniz, nossa reitora, referendará pela UFPB”, explica.

Segundo o diretor, essa colaboração será importante por causa da excelência da ULB no âmbito do Ensino e da Pesquisa. Localizada na cidade sede da União Europeia (EU), a instituição tem 13 faculdades, escolas e institutos especializados. A ULB, que acumula quatro prêmios Nobel, oferece 40 cursos de graduação, 235 Programas de pós-graduação e é parceira de 20 escolas de doutoramento, com quase 1.600 PhD em andamento.

“Eles têm interesse em projetos multicêntricos, ou seja, que envolvem vários Centros de Ensino e de Pesquisa de modo multidisciplinar. Cabe à comunidade acadêmica da UFPB verificar áreas e projetos relevantes. Na esfera da saúde, na qual atuo, a ULB considera pertinente o campo materno-infantil, por exemplo. A professora Karen visitou o CCM e o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), inclusive”, conta Eduardo Sérgio.

Para ele, o alto nível dos trabalhos que a UFPB vem desenvolvendo, sobretudo na área de Gestação de Alto Risco e no Setor de Doenças Infecciosas e Parasitárias, deve ter atraído a instituição internacional. “A maternidade do HULW, para Gestações de Alto Risco, é referência no Estado da Paraíba”, salienta.

Essa competência, de acordo com o docente, se dá, principalmente, por conta do Ensino e da Pesquisa. Além do mestrado profissional em Saúde da Família, o CCM possui 17 Programas de Residência Médica. Em breve, inaugurará um programa de doutorado profissional em Saúde e Educação e outro em Medicina, na área de Cardiologia, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).

Participaram também da reunião da docente da ULB com a reitora, o pró-reitor de pesquisa da UFPB Isac Medeiros, o coordenador de Educação Popular da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) Dailton Alencar e o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Carlos Monteiro.

ACS | Pedro Paz