Projeto Casa Interativa participa da FEBRACE em São Paulo

A Feira Brasileira de Ciência e Engenharia é uma promoção do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Ícaro Meireles e Rychard GuedesO projeto intitulado Utilização de sensores para captura de informações e controle de equipamentos eletrônicos(apelidado de Casa Interativa) será apresentado desta terça-feira (13) até quinta-feira (15) na décima FEBRACE - Feira Brasileira de Ciência e Engenharia. A feira é promovida pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) e é a maior feira brasileira de Ciências e Engenharia.

O projeto Casa Interativa foi desenvolvido por Ícaro Meireles Mafaldo e Rychard Guedes, recém concluintes do Curso de Eletrônica do IFPB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba), com orientação de estudantes e professores de Engenharia Elétrica da UFPB (Universidade Federal da Paraíba). Ícaro, que foi o melhor feirista da etapa local, acaba de ingressar no Curso de Engenharia de Computação na UFPB e Rychard, em Ciência da Computação na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). O Trabalho também contou com a participação de Geraldo Xavier Júnior (então estudante de Eletrônica do IFPB) na etapa classificatória na UFPB, a Feira de Engenharia Elétrica, em 2011.

O projeto procura utilizar os conhecimentos da eletrônica para o desenvolvimento de um dispositivo capaz de acionar, desativar, abrir ou fechar algum componente de uma casa de acordo com informações colhidas por sensores. Além destes dispositivos eletrônicos, também são considerados os parâmetros escolhidos pelo usuário em um menu exibido em tela de LCD.Circuito do Módulo Central

O objetivo do trabalho é, através de um protótipo, mostrar como seria possível tornar nosso lar um ambiente "interativo", capturando as informações provenientes do meio e interpretando-as para realizar operações autônomas, como, por exemplo, o acionamento de uma lâmpada quando a luminosidade local estiver baixa, isto sem a interferência humana.

O protótipo possui quatro sistemas de entradas e saídas de dados, os sistemas de iluminação, de refrigeração, do alarme e da janela, cada um agrupando sensores e dispositivos de acionamento específicos. O centro de comando de todos esses sistemas é o modulo central, nele está a interface de navegação para o usuário e um microcontrolador que compõe o cérebro de todo o projeto, recebendo informações, interpretando-as e gerenciando ações.

O projeto tem um vídeo de apresentação que pode ser visto e curtido até quinta-feira (15) (maneira de o público participar  do júri popular) no seguinte link: http://febrace.org.br/virtual/ENG/226/

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria