Núcleo de Saúde Coletiva celebra 30 anos com proposta de curso de graduação

O Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) completa três décadas de atividades neste ano e pretende celebrar a data, entre outras iniciativas, com a criação do curso de graduação em Saúde Coletiva. O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foi protocolado no Centro de Ciências da Saúde (CCS) em 19 de fevereiro e será submetido ao Conselho do Centro e demais instâncias deliberativas da Universidade, para apreciação, análise e aprovação.

Ao longo destes 30 anos, o NESC tem ocupado espaço estratégico na área de saúde, no âmbito do ensino e da pesquisa em saúde pública e coletiva, sobretudo através do desenvolvimento de cursos de qualificação de profissional em nível de Pós-Graduação Lato Sensu. Na Pós-Graduação Stricto Sensu, entre 2009 a 2013, promoveu o Doutorado Interinstitucional em Saúde Pública, em parceira com a Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Osvaldo Cruz (ESNP/FIOCRUZ) e universidades da Região Nordeste.

De acordo com o coordenador do NESC, professor José da Paz Alvarenga, com a implantação e implementação do curso de bacharelado em Saúde Coletiva na UFPB será possível a formação do profissional sanitarista graduado na Paraíba. “Essa proposta é uma das principais ações da agenda de comemoração dos 30 anos do NESC e tem o intuito de consolidar o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPB (PDI 2014-2018), no qual a criação dessa graduação é uma das metas previstas para o Centro de Ciências da Saúde”, explica Alvarenga.

Para o docente, há necessidade de criação do curso devido à urgência de profissionais e de políticas públicas mais eficazes para esse segmento. “A concepção da formação também já foi referendada pela população de João Pessoa na última Conferência Municipal de Saúde, em 2015. Ou seja, há interesse público”, defende.

O PPC da graduação em Saúde Coletiva da UFPB vem sendo discutido desde 2014, por professores de diferentes departamentos do CCS, entre eles Eymard Mourão Vasconcelos, referência em Saúde Coletiva na UFPB e no Brasil. Docentes de universidades parceiras também têm contribuído para a formulação do documento, como Ricardo Burg Ceccim, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e as professoras Simara Lopes Cruz Damázio e Marclineide Nóbrega Ramalho, responsáveis pela implementação do curso na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No País, só 17 universidades formam sanitaristas graduados.

A proposta de criação do curso avança na UFPB e foi discutida, mais uma vez, no gabinete da reitoria, na tarde de 1° de março, pelo coordenador do NESC José da Paz Alvarenga e a pela vice-coordenadora do NESC Lenilma Bento de Araújo Meneses, ambos do Departamento de Enfermagem, com a reitora Margareth Diniz. Participaram da reunião, professores colaboradores e o chefe de gabinete da UFPB Raimundo Barroso Jr.

ACS | Pedro Paz