UFPB organiza Primeira Jornada Regional de Power Harvesting

O evento acontece no auditório do Centro de Tecnologia, Campus de João Pessoa, nesta quinta-feira (15), e discute o aproveitamento de energia do ambiente

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Campus de João Pessoa, promove a I Jornada Regional de Power Harvesting, que vai acontecer no auditório do Centro de Tecnologia, nesta quinta-feira (15) a partir das 14h. O evento pretende ser um espaço para compartilhamento de conhecimentos e proposições de ideias na área de Power Harvesting (aproveitamento de energia do ambiente).

O objetivo da Jornada é justamente colocar em pauta a discussão sobre o aproveitamento de energia do ambiente (Power Harvesting) que consiste no processo de captura, armazenagem e posterior utilização de pequenas quantidades de energia a partir de uma ou mais fontes de energia do ambiente (energia térmica, solar, eólica, mecânica, eletromagnética, entre outras).

Deste modo, sistemas eletrônicos ou microeletrônicos com capacidade de Power Harvesting contêm módulos de aproveitamento de energia que podem capturar, armazenar e fornecer energia ao sistema a fim de realizar suas funções.  Exemplos de aplicações são: em sensores inteligentes e atuadores em locais de difícil acesso, rede de sensores sem fio, e outras aplicações.

Confira a programação:

14h abertura com a apresentação do vídeo do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistema Micro e Nanoeletrônicos  ( INCTNAMITEC).

Palestras:

- 14h20. Capacitores Variáveis em Power Harvesting

Dr. Helder Rolim Florentino - IFPB

- 14h40. Sistemas energeticamente autônomos: panorama e oportunidades

Prof. Dr. Antônio Augusto Lisboa de Souza

- 15h00 Materiais Piezoelétricos

Dr. Danielle Guedes de Lima Cavalcante - UFPB

- 15h20. Modelos Matemáticos de Baterias

Mestrando Júlio Cezar de Cerqueira Veras – PPGEE/UFPB

- 15h40. Estado da arte sobre as atuais formas de aproveitamento de energia do ambiente para a alimentação dos sensores sem fio

Mestrando Júlio Cezar de Cerqueira Veras – PPGEE/UFPB

Drª. Danielle Guedes de Lima Cavalcante - UFPB