Professora Socorro Aragão recebe título de Professor Honoris Causa da UFC

A professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Maria do Socorro Silva de Aragão recebeu, na manhã desta quinta-feira, 22 de março, título de Professor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará (UFC), instituição em que atua, desde 1995, como professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Linguística e também como colaboradora do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras).

A solenidade foi presidida pelo reitor da UFC, Henry de Holanda Campos, na sala do Conselho Universitário, localizada no campus do Benfica, em Fortaleza. “Quero dizer, professora, que nossa instituição se enriquece com sua presença ativa entre nós, com seus conhecimentos na área da linguística e com sua generosidade em partilhar conosco uma larga experiência acadêmica nas atividades de ensino, pesquisa e extensão", exaltou o dirigente na cerimônia.

A diretora do campus Crateús da UFC, Maria Elias Soares, saudou a homenageada, ressaltando o desempenho de Socorro Aragão em ajudar o Programa de Pós-Graduação em Linguística da universidade a crescer, se consolidar e alcançar um nível de reconhecimento nacional e internacional.

Em seu discurso, Socorro Aragão falou de sua relação pessoal com o Ceará, que mantém desde a infância, e como, posteriormente, deu-se sua ligação profissional com a instituição. Ela agradeceu o reconhecimento à reitoria, aos colegas, alunos e ex-orientandos, destacando também o apoio da família, em especial de seu esposo Afrânio Aragão. Entre os presentes no evento, estavam pró-reitores, diretores de centro, estudantes e servidores da UFC, além de familiares da agraciada.

Visita à reitoria da UFPB

Na tarde de 20 de março, antes de sua viagem a Fortaleza para a cerimônia de entrega do título, Socorro Aragão realizou visita ao gabinete da reitoria da UFPB, onde foi recebida pela vice-reitora Bernardina Freire. No registro fotográfico, a partir da esquerda: a assessora da reitoria Aline Nadege, a vice-reitora Bernardina, Socorro Aragão e as professoras do Departamento de Ciência da Informação, Ana Córdula e Geysa Flávia Câmara.

A homenageada

Maria do Socorro Silva de Aragão possui graduação em Letras Anglo-Germânicas pela Universidade Regional do Nordeste (1969), mestrado (1973) e doutorado (1974) em Linguística pela Universidade de São Paulo. Cursou pós-doutorado em Fonética na Université de Paris Sorbonne Nouvelle (1976-1977), em Dialetologia na Universidad Complutense de Madrid (1976/1978) e em Linguística na Central Connecticut State University, EUA (1989/1990).

É professora visitante titular da UFC e professora aposentada da UFPB. Continua na UFPB na condição de professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Letras, na linha de pesquisa Linguagem, Discurso e Memória. Tem experiência nas áreas de Lingüística e Literatura, com ênfase em Sociolingüística, Dialetologia e Geolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Dialetologia, Atlas Linguísticos, Falares Regionais, Fonética e Fonologia, Língua Portuguesa e Literatura Regional. É membro permanente da Academia Paraibana de Letras e acumula títulos, troféus e outras honrarias concedidas por diversas entidades.

Socorro Aragão foi fundadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB e do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, uma das maiores associações brasileiras da área. Foi diretora científica para a região Nordeste do Projeto Atlas Linguístico do Brasil e coordenou o projeto internacional Tesouro do Léxico Galego-Português, em convênio com a Universidade de Santiago de Compostela. Orientou 53 dissertações de mestrado e 23 teses de doutorado, coordenou 26 projetos de pesquisa e publicou 63 livros, 63 capítulos de livros, mais de 50 artigos científicos e 128 trabalhos em anais de eventos, entre outras atividades.

ACS | Rita Ferreira, com informações e fotografia principal da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC.