Campus IV sediará evento sobre antropologia, imagem e grupos indígenas

O Laboratório de Antropologia, Política e Comunicação (Lapa), do curso de Antropologia do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), campus IV da UFPB, promoverá nos dias 16 e 17 de abril, o I Lapa Convida – Antropologia, Imagem e Ação Indigenista. O evento é aberto a estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores indígenas e não indígenas.

Composto por professores e estudantes de graduação da UFPB e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Lapa estuda a organização social e política em comunidades étnicas e tradicionais. Segundo a professora Kelly Oliveira, uma das componentes do grupo, a proposta é “realizar pequenos eventos que discutam antropologia, relações de poder e comunicação. Nesse, faremos uso da imagem como linguagem”.

Lapa Convida é o primeiro evento aberto do grupo, que surgiu em 2017. A professora afirma que a expectativa é receber cerca de 150 pessoas. “Queremos potencializar as atividades no campus IV, que está numa posição estratégica. Estamos próximos a João Pessoa, a Natal (sede da UFRN), da UEPB de Guarabira e estamos literalmente ao lado dos indígenas potiguaras”, explica.

Kelly Oliveira afirma também que outro Lapa Convida deve ser realizado na UFRN ainda esse ano. A intenção do grupo é realizar atividades abertas ao público todos os anos, sempre com a temática indigenista. Na UFPB, o grupo pretende produzir duas biografias de lideranças políticas potiguaras também em 2018.

ACS | Lis Lemos